NOVA PESQUISA DA ALLONDA REVELA A IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA CIRCULAR PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA
A Allonda, empresa de engenharia focada em soluções sustentáveis, divulgou uma nova pesquisa que traça um panorama sobre a visão da indústria brasileira sobre o tratamento de resíduos sólidos. Um dos destaques do estudo é o fato de mais de 88% dos empresários avaliarem a economia circular como muito importante para a indústria nacional. Como é de conhecimento do mercado a economia circular é um conceito pautado na redução na geração de resíduos, ampliação do reaproveitamento e novos usos para o que é descartado pelas indústrias.
A pesquisa revela que, no cenário atual, 23% das empresas dizem destinar resíduos para aterros. Contudo, 58% dos respondentes afirmaram possuir ter o planejamento de alcançar a meta de Aterro Zero para 2022. Houve uma melhora nesse índice em comparação com o ano passado, quando apenas 42% afirmaram possuir metas para Aterro Zero.
“Um ponto muito relevante para um gerenciamento eficiente de resíduos nas organizações é justamente o seu planejamento. Importante ressaltar que, de 2020 para 2021, a discussão sobre novas políticas de sustentabilidade e reaproveitamento de resíduos esteve em alta. A pesquisa mostra um aumento de 10% p.p. na tratativa do gerenciamento de resíduos de forma estratégica, com destaque para os setores de infraestrutura e serviços”, avaliou o CEO da Allonda, Leo Cesar Melo.
A pesquisa ressalta também que apesar de o tema de gestão sustentável dos resíduos estar em alta, os dados apresentam um cenário diferente e um pensamento que, muitas vezes, ainda não tem saído do papel. Uma parcela de 58% dos participantes da pesquisa disse não ter orçamento previsto para o gerenciamento dos seus resíduos em 2022.
O levantamento foi realizado durante o mês de novembro e mais de 50 respondentes participaram, sendo 22 deles ocupantes de posições de liderança. O material completo está em um e-book, disponível no site da Allonda.
Deixe seu comentário