NOVA RESOLUÇÃO DA ANP IRÁ ESQUENTAR O MERCADO DE ETANOL
A Agência Nacional de Petróleo (ANP) divulgou nova resolução sobre a mistura de álcool anidro na gasolina. A resolução 67 da agência prevê que as distribuidoras terão que contratar pelo menos 70% da demanda do álcool, com base na demanda do período no ano anterior, até o início de abril. Especialistas dizem que a medida irá tirar as distribuidoras da zona de conforto, o que deve aquecer o mercado.
O preço do álcool, no entanto, não será fixado, o que irá gerar negociação do preço do etanol anidro. As empresas terão que passar a monitorar o mercado e estudar o mecanismo de preço sobre o qual opera o combustível, fatores que agora irão afetar diretamente o orçamento das distribuidoras de combustíveis.
Segundo o diretor da empresa de consultoria Archer Consulting, Arnaldo Corrêa, a resolução irá abrir possibilidade de operações de proteção na bolsa de valores, já que não haverá preço fixo. Ele ainda diz que o anidro passará a ter o risco de base, até então a diferença entre o preços do álcool anidro e do álcool hidratado.
O preço do álcool anidro é baseado em um prêmio sobre o valor do álcool hidratado, o etanol dos carros flex, que historicamente se encontra na casa dos 15%, porém, com a nova resolução da ANP, os preços devem mudar e a negociação entrará em cena.
Deixe seu comentário