NOVA REUNIÃO DO FÓRUM DE SMRs DISCUTIU ASPECTOS SOBRE COMBUSTÍVEL NUCLEAR PARA REATORES MODULARES
O Fórum Permanente sobre SMRs (sigla para pequenos reatores modulares) teve uma nova reunião recentemente, dando continuidade às discussões sobre como viabilizar essa tecnologia no Brasil. O tema deste novo encontro foi a produção e fornecimento de combustível para esse tipo de reator. O fórum foi lançado em 2021 pela Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e desde então tem reunido diferentes atores para evoluir nas discussões sobre essa tecnologia.
A reunião foi aberta pelo presidente da ABDAN, Celso Cunha. Pela EPE, participaram o Diretor de Estudos Econômicos-Energéticos e Ambientais, Thiago Ivanoski; o Assessor da Presidência Giovani Vitória Machado; o consultor técnico Caio Leocádio; e os analistas Clayton Silva e Andressa Santos.
Diversos diretores e representantes de empresas do setor nuclear também estiveram no encontro, entre eles o diretor do Combustível Nuclear, Reinaldo Gonzaga, o superintendente de Licenciamento e Engenharia, João Gonçalves, o vice-presidente da Rosatom América Latina, Ruan Nunes, e o diretor da Tractebel no Brasil, Paulo Coelho. Além desses nomes, a reunião teve ainda a participação de Carlos Leipner (ABDAN), Orpet Peixoto (ABDAN), Patrick White (NIA), David Chan (Westinghouse), Fernanda Crespo (ENBPAr) e Pedro Rocha (Westinghouse).
Durante a reunião, o diretor da EPE Thiago Ivanoski agradeceu a presença de todos e disse que, pelo seu ponto de vista, o fórum está melhorando a opinião sobre SMR no Brasil. Ele anunciou ainda que a EPE deverá produzir um relatório detalhado sobre o tema. Já Giovani Machado acredita que é preciso ressaltar que a EPE tem um forte compromisso com os SMRs e com a remoção de barreiras para implementação dessa tecnologia no país.
O objetivo do Fórum Permanente de SMRs é reunir atores de destaque no processo de preparação para eventuais aplicações da tecnologia de pequenos reatores, a partir do compartilhamento de conhecimento, experiências e estudos ou avaliações complementares.
Deixe seu comentário