NOVA UNIDADE ADMINISTRATIVA DA UTE PECÉM REUTILIZA CINZAS DE CARVÃO VEGETAL | Petronotícias




faixa - nao remover

NOVA UNIDADE ADMINISTRATIVA DA UTE PECÉM REUTILIZA CINZAS DE CARVÃO VEGETAL

 

wsswsA EDP inaugurou o novo prédio administrativo da Usina Termelétrica do Pecém. A obra inovou ao utilizar cinzas de carvão mineral na composição de blocos de vedação, blocos calha, meio fio, piso intertravados H6 e H8. A EDP investiu aproximadamente R$ 5,8 milhões na pesquisa de utilização de cinza de carvão mineral, em parceria com a Universidade Federal do Ceará e Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene).  A UTE Pecém, administrada pela EDP, tem capacidade instalada de 720 MW, correspondente a cerca de 45% da energia consumida no Ceará.

A cinza do carvão mineral foi adicionada à massa que forma os blocos de concreto utilizados na construção das paredes, na massa do meio fio e no calçamento externo da unidade (tanto de passeio quanto de circulação de veículos). A composição está sendo de 95% insumo tradicional e 5% de cinza. As peças de pré-moldado são feitas com adição de cimento e de uma série de outros componentes. Os agregados mais tradicionais são areia e pó de pedra, e uma parte desses agregados foi substituída pela cinza na proporção de 5%. Além da pesquisa, as cinzas provenientes das usinas são direcionadas a empresas cimenteiras do Ceará e outros estados. O material é reutilizado como matéria-prima para a fabricação de cimento. As cinzas do carvão mineral também representam uma fonte alternativa para outros segmentos. O resíduo pode ser utilizado em diversos segmentos da construção, como aterros estruturais, blocos de cinza e cal, cerâmicas, materiais para impermeabilização de bacias de contenção, remediação de solos, artesanato com argila, entre outras aplicações.

O gerente de Sustentabilidade, Márcio Aguiar, explica que os benefícios da utilização de cinzas em blocos pré-moldados são vários. “Além da transformação de resíduo em insumo, é possível a geração de receita com a comercialização de cinzas e ainda redução de impactos ambientais em decorrência da substituição de recursos naturais por resíduos na indústria de pré-moldados”. Em operação desde 2012, a UTE Pecém é um empreendimento do Grupo EDP. A empresa gera 370 empregos diretos e 1.053 empregos indiretos. A atividade da usina é responsável pela transformação do Ceará de estado importador para estado exportador da energia elétrica.  A EDP Brasil atua nos segmentos de Geração, Distribuição e Comercialização e Soluções de energia elétrica no País. Além do Ceará, a EDP possui ativos em sete estados: Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo e Tocantins.  Controlada pela EDP Energias de Portugal, uma das maiores operadoras europeias no setor energético, a EDP Energias do Brasil.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of