LABORATÓRIO DA PUC-RIO PROMOVE QUALIFICAÇÃO DE OPERADORES DE DUTOS
Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –
Com 11 anos de existência, o Núcleo de Simulação Termo-hidráulica de Dutos (Simdut) é um laboratório integrante do departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio que desenvolve documentação para operação de dutos. O núcleo de pesquisa, que possui um corpo técnico fixo de 22 funcionários – todos ligados à universidade – trabalha com a simulação termohidráulica de dutos, principalmente os que transportam petróleo, derivados claros e escuros. O coordenador de projetos do Simdut, Cláudio Veloso (foto), explica que além de trabalhar com softwares de simulação, o laboratório também promove a capacitação profissional de operadores de dutos por meio de cursos de qualificação. Veloso ainda revela que, em breve, o laboratório passará a ser sediado no recém construído prédio da PUC-Rio, localizado no bairro carioca da Gávea.
Qual o trabalho desenvolvido pelo laboratório?
Nós somos um núcleo de simulação e fazemos parte da PUC-Rio. O trabalho desenvolvido pelo nosso laboratório está ligado com simulação termohidráulica de dutos. Nós desenvolvemos tanto documentos para operação de dutos já existentes, quanto para projetos de novos dutos.
Poderia explicar o conceito de simulação termohidráulica?
A simulação termohidráulica leva em conta alguns fatores. Na parte hidráulica, são consideradas as questões de pressão e vazão. A parte térmica avalia os casos onde a temperatura é uma variável crítica. Por exemplo, o gás é um exemplo em que a temperatura tem um efeito muito grande no volume do produto. Os dutos aquecidos também sofrem uma variação de viscosidade em virtude da temperatura.
Como é a elaboração dos documentos para a operação dos dutos?
Nós utilizamos softwares do mercado para, por exemplo, calcular volume vazado de um duto, monitorar o deslocamento de PIGs, entre outras coisas.
Vocês também desenvolvem softwares?
Sim, além de usar ferramentas que estão no mercado, nosso laboratório também desenvolve suas próprias ferramentas computacionais. Acontece que cada cliente tem sua preferência. Posso citar três casos. No primeiro, o cliente determina uma ferramenta existente no mercado e a metodologia de simulação que deve ser aplicada. Nessa situação, nós apenas executamos o modelo e obtemos os resultados. No segundo caso, nós utilizamos um software de mercado, mas desenvolvemos a metodologia. O terceiro caso é quando o cliente pede que nosso laboratório desenvolva tanto o software, quanto a metodologia.
Quais outros serviços prestados pelo núcleo?
Nós temos um foco muito grande na parte de capacitação de profissionais. O curso de pós-graduação de engenharia de dutos da PUC-Rio conta com professores que são gerentes e coordenadores da equipe do SIMDUT. Nosso laboratório está muito integrado com este conceito acadêmico. Há cerca de quatro anos, nós estamos realizando o treinamento de operadores de dutos por meio de simuladores que nós mesmos desenvolvemos.
Quais são os principais clientes? Como funciona o processo de contratação do Simdut?
Já realizamos serviços para a Transpetro, TBG, Logum, Gasmig, Comgas, IBP, EPE, entre outros. Como somos ligados à PUC-Rio, nós não participamos de processo de licitação. Na maioria dos casos, somos convidados pela empresas por meio de carta-convite ou por convênios.
Quais são os próximos projetos ou investimentos do Simdut?
Nós vamos nos mudar para um novo prédio, que fica localizado no estacionamento da PUC-Rio, na Gávea (RJ). O prédio está pronto, mas o andar onde ficaremos instalados está passando por algumas mudanças de infraestrutura. Ainda não temos previsão de quando iremos realizar a mudança, mas acredito que será em breve.
Deixe seu comentário