NOVAS IMAGENS MOSTRAM QUE QUEDA DA CÚPULA DE UM DOS TANQUES DA OBRA DO HDT DA REPLAN NÃO FOI UMA TRAGÉDIA POR UM MILAGRE

novagifSe alguém tinha dúvidas que foi a mão de Deus que evitou um acidente de grandes proporções com a queda do topo de um dos tanques que estão sendo montados na Refinaria de Paulínia (Replan), em São Paulo, basta ver e rever as novas imagens as quais o Petronotícias teve acesso. É impressionante. Foi realmente por muito pouco que esse acidente não se tornou uma grande tragédia, com perdas de vidas humanas. Até agora, a Petrobrás não se pronunciou sobre o que aconteceu, mas muito provavelmente, pelo histórico de responsabilidade da companhia, e preocupação de QSMSRS, que acabou se tornando uma tradição dentro da empresa, tudo está sendo investigado para que providências sejam tomadas no sentido de não acontecer novamente. Embora se espere que a Petrobrás seja transparente quando apontar as responsabilidades.

Os tanques do HDT da Replan estão sendo construídos com uma técnica de acoplar o teto ao costado, insuflando ar para levitar e, em seguida, fazer as soldagens da cúpula. Para lembrar, esse serviço já tinha sido feito com sucesso em seis tanques de 60 toneladas, mas no tanque de 120 toneladas, não deu certo. Graças a Deus, ninguém ficou ferido e os prejuízos só foram materiais. O acidente, que pode ser visto em duas imagens obtidas pelo Petronotícias, não deixou feridos, mas estabeleceu uma grandenova-ok dúvida na engenharia de montagem. É preciso haver uma grande investigação para ver onde foi a falha. Na montagem, na fiscalização ou nos dois. Sabemos que em obras como essas, até para ir ao banheiro a Petrobrás exige um plano, por isso esperamos que o relatório da apuração seja revelado pela empresa. [ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DO MOMENTO DO ACIDENTE AO FINAL DESTA REPORTAGEM]

A obra do HDT foi vencida em 2022 pelo consórcio ítalo-brasileiro, formado então pela AES Union – Grupo Rosseti- Saipem, que ficou em primeiro lugar com o preço de cerca de R$ 1,9 bilhão, dentro do parâmetro da Petrobrás, mas foi desclassificada porque parte da proposta não estava escrita em inglês. O caso foi parar na justiça federal, porque mesmo ofertando um preço superior em cerca de R$ 200 milhões, a comissão de licitação, blindada para que ninguém tenha acesso, decidiu entregar a obra para a empresa japonesa Toyo, que havia ficado em segundo lugar. Ainda assim, a obra parece estar com problemas de caixa. Isso pode ser visto, porque há fornecedores sem pagamentos há algum tempo. Um deles, chegou a escrever para o Petronotícias informando que está fazendo um protesto para receber R$ 3.300,00.

A inauguração da unidade HDT da Replan está prevista para 2025, quando a empresa será capaz de aumentar a sua produção de diesel S-10 em 63 mil barris por dia (bpd) e de querosene de aviação em 12,5 mil bpd. A Replan é a maior refinaria do Brasil em capacidade de processamento, com carga de 434 mil bpd. Além de óleo diesel, a refinaria produz gasolina, querosene de aviação, asfaltos, gás liquefeito do petróleo (GLP) e propeno, entre outros derivados de petróleo. A implantação da nova HDT da Replan faz parte da estratégia da Petrobrás em aumentar sua capacidade de produção de diesel S-10, com baixo teor de enxofre.

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