faixa - nao remover

NOVAS TECNOLOGIAS ESTÃO REDUZINDO CUSTOS DE PRODUÇÃO DAS GRANDES PETROLEIRAS

drones

As grandes companhias de petróleo, incluindo a Statoil, Shell e Chevron, Exxon, BP e Connoco  estão experimentando  várias tecnologias, como o uso  de drones e novos gerenciamentos de dados, visando reduzir os custos e resistir a forte recessão em que vive a indústria do petróleo em todo mundo.  Os preços do barril têm forçado as empresas a cortar bilhões de dólares em custos para  proteger seus dividendos e preservar a infraestrutura que lhes permita competir e crescer enquanto  o mercado se recupera. Essas empresas estão cada vez mais procurando mais inteligência,  tecnologia e novos designs para fazer economia.

A Total, petrolífera francesa, está usando drones a para fazer inspeções detalhadas sobre alguns dos seus campos de petróleo em uma de suas plataformas Elgin / Franklin, no Mar do Norte. Cyberhawk, a empresa que faz o trabalho, diz que as tarefas são  previamente planejadas   por engenheiros e que a inspeção são feitas em  vários voos dos drones. Anteriormente a mesma tarefa era feita por uma equipe de 12 homens,  que tinham de ser levados  e acomodados no local. Os drones fazem o trabalho em dois dias e em cerca de um décimo do custo, de acordo com a empresa, que tem sede  na Grã-Bretanha.  Ela também presta o mesmo serviço para a ExxonMobil, Shell, ConocoPhillips e BP.

No gigantesco campo de Johan Sverdrup,da Statoil, a maior descoberta de petróleo do Mar do Norte em três décadas deve iniciar a produção em 2019. Mas já faz  estudos  para  cortes  de custos na era do petróleo barato. A empresa norueguesa  também agiu assim na primeira parte do desenvolvimento da primeira fase do projeto. Uma economia de um quinto, em comparação com as estimativas dadas no início de 2015. As economias têm sido largamente feitas  focando, desde o início,  a tecnologia e modelos mais eficientes.

Os executivos dizem que a crescente atenção sobre as tecnologias que já existem há algum tempo e mostram como era o desperdício da indústria global  com petróleo acima de 100 dólares o barril.  As companhias tinham pouco incentivo para desenvolver ações mais efetivas em seus procedimentos.

A Shell também  desenvolveu um novo tipo de riser em aço especial para transportar petróleo e gás de seu campo Stones, em águas profundas no Golfo do México, direto para o processamento. A tubulação dobra-se para absorver o movimento do mar e a plataforma flutuante.  A empresa não revela o quanto os tubos contribuiram para o aumento da eficiência, mas disse que inovações na exploração do campo tinha desempenhado um papel significativo na redução de seus custos.  A queda nos preços do petróleo levou também à introdução de outras novas técnicas de engenharia e de manutenção.

A Chevron está usando um dispositivo robótico para limpar e verificar o interior de dutos em seu campo de Erskine no Mar do Norte com mais rapidez. A melhoria ajudou a aumentar a taxa de produção diária do campo para o mais alto em dois anos. Os serviços são prestados pela Amec. Foi aplicada uma nova técnica para remover os pilares de uma plataforma antiga, um procedimento que muitas vezes é perigoso porque os elementos corroídos podem trazer grandes preocupações. O trabalho foi reduzido de 22 semanas para  pouco mais de sete semanas,  se fossem utilizados métodos tradicionais.

 

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of