NOVAS UNIDADES GERADORAS TÊM APROVAÇÃO PARA INICIAR OPERAÇÃO EM TESTE
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou novas unidades geradoras a iniciarem a operação em teste. Uma delas é a UG2, de 75 MW, da Usina Hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia. No início da semana, a agência havia autorizado a operação em teste da UG40 da usina. Com a nova permissão, chegou-se à quarta turbina da usina a iniciar a operação este mês.
Quando estiver operando plenamente, a capacidade total de Jirau deverá chegar a 3.750 MW, o suficiente para abastecer cerca de 10 milhões de residências, sendo que a primeira unidade geradora da hidrelétrica começou a operar comercialmente no início de setembro deste ano.
Atualmente, o empreendimento está orçado em cerca de R$ 17,3 bilhões, contando com financiamento de R$ 9,5 bilhões do BNDES. As empresas acionistas são GDF Suez (40%), Eletrosul (20%), Chesf (20%) e a japonesa Mitsui, que adquiriu os 20% restantes, da GDF Suez, em maio deste ano.
Além disso, a Aneel também autorizou o início da operação em teste das unidades geradoras 1 a 3, de 1,62 MW cada, da PCH Abranjo I, no Rio Grande do Sul.
Deixe seu comentário