NOVO CONSELHO CONSULTIVO DA EPE TOMOU POSSE NESTA SEXTA-FEIRA
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) deu posse nesta sexta-feira (18) aos novos membros de seu Conselho Consultivo. A cerimônia aconteceu de forma digital e contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O grupo será responsável por sugerir diretrizes, estratégias e áreas prioritárias de atuação para estudos e pesquisas. O mandato dos conselheiros terá duração de três anos.
O conselho será presidido por Clarrisa Lins (ex-presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo – IBP), enquanto que Guilherme Moraes Velho (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia – Apine) ficará como presidente substituto. Alguns outros nomes bem conhecidos do mercado foram escolhidos para compor o time.
Do setor de geração termelétrica, por exemplo, tomaram posse Xisto Oliveira (Associação Brasileira Geradoras Termelétricas – Abraget) e Celso Cunha (Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares – Abdan). Pelo lado da indústria de petróleo, uma dupla de mulheres: Cristina Pinho (IBP) e Karine Fragoso (Onip).
O setor de distribuição de gás, por sua vez, será representado por Augusto Salomon e Marcelo Mendonça, ambos da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Os empreendedores de fontes alternativas de energia terão voz no conselho através de Elbia Gannoum (Associação Brasileira de Energia Eólica – Abeeólica) e Mozart Araújo (Associação Brasileira de Energia Limpa – Abragel).
Durante essa primeira reunião do grupo, foram formados grupos de discussão sobre quatro temas: modernização do setor elétrico e novas tecnologias; o Novo Mercado de Gás e integração gás-energia; refino, abastecimento e biocombustíveis; e a transição energética e descarbonização. A lista completa dos conselheiros está disponível no Diário Oficial da União.
Deixe seu comentário