faixa - nao remover

NOVO CRONOGRAMA DE INVESTIMENTOS DA PETROBRÁS ADIA PARA 2019 UPGNS DO COMPERJ

comperjO otimismo e expectativa em torno das Unidades Processamento de Gás Natural (UPGNs) do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), única obra prevista para o local dentro do Plano de Investimentos 2015-2019, estão indo por água abaixo. A estatal anunciou uma revisão no cronograma do gasoduto Rota 3, que fará o escoamento do gás do pré-sal até as UPGNs, fazendo o projeto ficar pronto apenas em 2019, fora da previsão de ficarem prontas em 2017.

As expectativas do Sindicato dos Trabalhadores Empregados nas Empresas de Manutenção e Montagem Industrial de Itaboraí (Sintramon) apontavam para o início das obras entre março e maio, mas a revisão dos planos da estatal já altera esse cenário. No ano passado, a Petrobrás chegou a anunciar que busca investidores para concluir a refinaria, mas os investimentos de R$ 2,2 bilhões feitos ao longo de 2015, especialmente em unidades de geração de vapor e energia e tratamento de efluentes e águas, levaram a companhia a decidir alongar o cronograma das unidades de processamento de gás.

A decisão impacta diretamente no primeiro gasoduto indicado para licitação sob regime de concessão – Guapimirim/Itaboraí -, que agora só deve ter sei leilão realizado entre 2017 e 2018. A redução de investimentos da Petrobrás e os desdobramentos da Operação Lava Jato já fazem com que o Ministério de Minas e Energia reveja o certame.

O trecho servirá para transportar o gás tratados nas UPGNs até a malha de gasodutos, mas, para isso, é preciso que as unidades da refinaria estejam concluídas. De apenas onze quilômetros de extensão, o gasoduto tem previsão de obras de pelo menos 13 meses.

O leilão do gasoduto já passou por problemas dentro do Tribunal de Contas da União, que apontou erro no cálculo dos custos do gasoduto, o que causou um adiamento ante a data prevista em 2015 para o processo licitatório. As pendências ainda não foram resolvidas e a questão toda ficou em compasso de espera enquanto a Petrobrás não definia um novo cronograma para suas UPGNs.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of