NOVO ESTUDO DA ABS CONCLUI QUE PROPULSÃO NUCLEAR PODE TER PAPEL TRANSFORMADOR NA INDÚSTRIA MARÍTIMA
Um novo estudo realizado pela Herbert Engineering Corp. (HEC), em nome da sociedade de classificação American Bureau of Shipping (ABS), concluiu que a adoção de reatores nucleares avançados a bordo de um porta-contêineres de 14.000 TEU basicamente eliminaria a necessidade de reabastecimento da embarcação durante toda a sua vida útil de 25 anos. O estudo analisou como a incorporação da propulsão nuclear afetaria o projeto, a operação e o perfil de emissão de dois tipos de navios: um porta-contêineres e um navio-tanque Suezmax.
A ideia do estudo era explorar o potencial da tecnologia de reatores modernos avançados para propulsão marítima comercial, de modo a ajudar a indústria a entender melhor a viabilidade e as implicações de segurança da propulsão nuclear. A pesquisa envolveu contribuições dos principais desenvolvedores de reatores nucleares. O trabalho modelou o impacto de dois reatores rápidos de 30MW refrigerados a chumbo no porta-contêineres, descobrindo que provavelmente aumentaria a capacidade de carga e a velocidade operacional, eliminando a necessidade de reabastecimento durante toda a sua vida útil de 25 anos.
No navio Suezmax, o estudo descobriu que a adição de quatro microrreatores de heat-pipe de 5 MW diminui a capacidade de carga, mas aumentaria as velocidades operacionais e exigiria apenas reabastecimento uma vez durante sua vida útil de 25 anos. Ambos os navios emitiriam zero CO2.
“Nossas descobertas desta última pesquisa de ponta destacam por que a indústria não pode se dar ao luxo de ignorar o vasto potencial oferecido pela propulsão nuclear, tanto em termos de redução de emissões quanto de eficiência operacional. Um mundo net-zero é mais facilmente alcançado através da propulsão nuclear, e estamos estabelecendo as bases para esse futuro hoje. Transformar isso em uma realidade prática exigirá apoio significativo do setor público e a ABS está bem posicionada para reunir os governos e a indústria”, disse o presidente e CEO da ABS, Christopher Wiernicki (foto principal).
A ABS está apoiando o desenvolvimento da propulsão nuclear para embarcações comerciais. O Departamento de Energia dos EUA (DOE) concedeu à ABS um contrato para pesquisar barreiras à adoção de propulsão nuclear avançada em embarcações comerciais. O DOE também contratou a ABS para apoiar a pesquisa em integração termoelétrica de um sistema de propulsão nuclear em uma embarcação comercial que está sendo realizada pela Universidade do Texas.
“Os reatores modulares avançados ou pequenos reatores tratam de muitas das questões tradicionalmente associadas ao nuclear para uso marítimo comercial, com maior segurança e eficiência, custos reduzidos e prevenção de desperdício e proliferação. No entanto, muitas perguntas precisam ser respondidas e é fundamental que a indústria avalie essas tecnologias com foco na segurança”, finalizou Wiernicki.
O arquiteto naval principal sênior da HEC, Robert Tagg, acrescentou: “A HEC tem o prazer de poder apoiar a ABS e explorar a aplicação prática da energia nuclear embarcada. Este estudo está nos ajudando a entender em detalhes o potencial da tecnologia de reator moderno e como isso afetará o projeto e a operação de futuras embarcações”.
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