NOVO ESTUDO VAI ANALISAR ROCHAS-RESERVATÓRIO DO PRÉ-SAL DA BACIA DE SANTOS | Petronotícias




faixa - nao remover

NOVO ESTUDO VAI ANALISAR ROCHAS-RESERVATÓRIO DO PRÉ-SAL DA BACIA DE SANTOS

presal__crédito equinorAs características únicas do pré-sal motivaram a Equinor e o Instituto de Petróleo e Recursos Naturais (IPR) a realizarem um novo estudo para aprofundar os conhecimentos sobre as rochas-reservatório da camada. A pesquisa terá duração de quatro anos e o objetivo principal será entender a origem e a evolução dos reservatórios carbonáticos do pré-sal da Bacia de Santos. Os envolvidos no estudo afirmam que há muitas questões ainda sem solução e que podem influenciar na recuperação do óleo lá contido.

A equipe do estudo será formada pelos geólogos do IPR Anderson José Maraschin, Rosália Barili da Cunha e José Antônio Cupertino, além do diretor doa instituição, professor Felipe Dalla Vecchia. Os interlocutores técnicos da Equinor Brasil serão a geóloga Juliana Finoto Bueno e o geofísico Bruno Honório. No futuro, Futuramente, geoquímicos, geofísicos, auxiliares de pesquisa, bolsistas, pesquisadores e professores estrangeiros visitantes serõa contratados, totalizando 16 profissionais diretamente envolvidos na pesquisa.

O estudo se chamará “Projeto Genesis: Gênese e alteração de depósitos Pré-sal Aptianos da Bacia de Santos” e vai aplicar técnicas petrográficas, geoquímicas e isotópicas nas rochas-reservatório. A expectativa é que os resultados trarão um melhor entendimento sobre a gênese e evolução sedimentar destas bacias e suas rochas-reservatório, bem como os seus impactos sobre a qualidade dos reservatórios do Pré-sal.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Excelente iniciativa. Conheço um dos sérios membros que compõe o time. Gostaria que a Equinor informasse os resultados da perfuração em Uirapuru. Como em um dos flancos da estrutura há uma janela sem sal, produto do diapirismo, as acumulações podem ter áreas reduzidas e a maior parte do óleo pode ter escapado, num modelo diferente de Sagitário. Com a palavra a Equinor. Comparar Sagitário com Uirapuru e mui importante, pois se em Uirapuru, a coluna de óleo for menor, os efeitos da diagênese nas rochas reservatório microbiais por água, consequentes da saída primária do óleo via janela de sal, podem… Read more »