faixa - nao remover

NOVO LABORATÓRIO DA USP IRÁ DESENVOLVER PROJETOS PARA OTIMIZAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO E OLEODUTOS

Oscar Mauricio Hernandez RodriguezA Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) inaugurará amanhã o novo prédio de expansão das instalações do Laboratório de Escoamentos Multifásicos Industriais (LEMI). As pesquisas desenvolvidas no laboratório servirão para otimizar poços de petróleo e oleodutos, garantindo maior produtividade e menos riscos.

O laboratório, financiando pela Petrobrás, tem seu custo calculado em cerca de R$ 3,5 milhões, incluindo instalações e equipamentos de última geração. O aporte fornecido faz parte do cumprimento de obrigação contratual da Petrobrás para com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) no segmento de pesquisa e desenvolvimento.

“Estamos concluindo a construção de instalações experimentais de grande porte para simular escoamentos de petróleo e dióxido de carbono sob altas pressões e escoamento de gás associado em condições em que ocorre carregamento de líquido, o que prejudica a produtividade. Vamos combinar técnicas ópticas de medição a laser da velocidade de escoamento de petróleo, gás e água, visualização rápida e em alta definição das propriedades desses fluidos e medição de suas densidades por meio de técnica nuclear com raios gama. Aliar técnicas e instrumentação química, física e nuclear em um laboratório de mecânica de fluidos e em escala industrial é inédito no Brasil”, explicou o coordenador do laboratório, Oscar Maurício Hernandez Rodriguez (foto).

Serão dez cientistas e dez alunos de pós-graduação, principalmente das áreas de engenharia mecânica e engenharia elétrica, trabalhando no laboratório. Um dos principais projetos a ser implementado é baseado em comparações entre diferentes métodos de elevação artificial de petróleos, com objetivo de viabilizar a produção de petróleos mais viscosos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of