faixa - nao remover

NOVO MINISTRO DE MINAS E ENERGIA, EDUARDO BRAGA PEDE PLANO DE AÇÕES EM 3 MESES

eduardo bragaTão logo assumiu o posto de novo ministro de Minas e Energia, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) solicitou uma análise de todas as situações que prejudicam o setor elétrico no Brasil, que deve ser entregue em até 90 dias. A ideia é encontrar as principais falhas e, a partir daí, propor soluções para melhorar e agilizar o segmento no país.

O ministro prometeu fazer visitas a obras de usinas e linhas de transmissão para investigar os atrasos nos cronogramas estipulados para cada um deles. Aproximadamente um quarto dos 10,126 mil megawatts programados para 2014 não foi entregue. “Não quero especular nada. O plano é identificar os problemas e apresentar propostas de solução em 90 dias. Vamos visitar in loco vários sistemas para poder entender os gargalos”, afirmou.

Braga ainda deixou claro que pretende aproximar o ministério do setor privado através do diálogo. “Creio que o diálogo e a construção de um ambiente confiável no setor são imprescindíveis para enfrentarmos os desafios. Quero tê-los como aliados para encontrar soluções inteligentes, racionais e econômicas para os problemas que precisamos vencer”, revelou.

Por fim, o ministro defendeu uma grande alteração no sistema tarifário, reiterando que “o subsídio não pode ser aleatório”. Além disso, se posicionou a favor das mudanças que a presidente Dilma Rousseff fez no MP 579. “Não podíamos continuar carregando na tarifa o ônus de pagar por investimentos já amortizados. O que houve foram reações de segmentos e Estados, além de uma questão climática, que atrapalhou e fez com que a transição fosse mais pesada”, concluiu.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of