NOVO NAVIO-SONDA ATLANTIC ZONDA VAI COMEÇAR VIAGEM RUMO AO BRASIL PARA INICIAR CONTRATO COM A PETROBRÁS
Com as atualizações e os testes de mar concluídos, o novo navio-sonda de perfuração em águas ultraprofundas Atlantic Zonda está pronto para embarcar em uma viagem ao Brasil, onde iniciará sua primeira missão de perfuração offshore para a Petrobrás, com duração de 36 meses. Construído com base no design Samsung 96K, o Atlantic Zonda é um navio-sonda de sétima geração, com capacidade para operações de perfuração em profundidades de água de até 12.000 pés. A sonda possui seis propulsores com capacidade de 4.500 KW cada e uma carga de gancho total de 1.250 toneladas, com uma carga variável de convés de 22.000 toneladas.
Os preparativos da sonda para as operações de perfuração no Brasil incluíram a instalação de sistemas críticos como carboximetilcelulose (CMC) e perfuração com pressão gerenciada (MPD), aprimoramentos no veículo operado remotamente (ROV) e um sistema de secagem de cascalho. Além disso, foram realizados upgrades no sistema de posicionamento dinâmico (DP), no sistema de gerenciamento do navio e no sistema de controle de perfuração, resolvendo a obsolescência dos equipamentos.
Além disso, seis propulsores foram reformados para garantir o desempenho ideal, e modificações foram implementadas para atender às regulamentações brasileiras e aos padrões da indústria. A sonda também foi preparada para as operações com a criação de um sistema de gestão de segurança, um sistema de manutenção do navio, um dossiê de segurança e a aquisição de peças sobressalentes, consumíveis, ferramentas e tubulações necessárias para a fase operacional.
A Eldorado Drilling comprou a sonda, anteriormente conhecida como Pacific Zonda, do estaleiro Samsung Heavy Industries em abril de 2023 por um valor estimado de US$ 200 milhões. A sonda foi originalmente encomendada pela Pacific Drilling em 2013 e posteriormente cancelada em 2015.
“Estamos entusiasmados em compartilhar a jornada do Projeto Zonda, gerido pela Pelago Management. Após a entrega inicial do navio Atlantic Zonda pela Samsung Heavy Industries e a execução das atualizações contratuais na Seatrium, em Singapura, o navio concluiu com sucesso os testes de mar no Mar da China Meridional. Agora, está preparado para a próxima fase, que inclui sua viagem ao Brasil e a finalização do programa de aceitação com a Petrobrás”, disse a Pelago Management em um comunicado postado no LinkedIn. “Fomentamos uma forte colaboração com a contratada de perfuração, Ventura Offshore, reforçando nosso compromisso com a excelência operacional! Gostaríamos de agradecer à equipe de projeto da Seatrium, NOV, Kongsberg Maritime, DNV, Inchcape Shipping Services, Crystal Offshore Middle East e muitos outros pelo trabalho árduo e dedicação em tornar o Projeto Zonda um sucesso retumbante”, concluiu.
Deixe seu comentário