faixa - nao remover

NOVO PLANO INDICATIVO DA EPE ESTIMA R$ 25 BILHÕES DE INVESTIMENTOS EM OITO PROJETOS DE GASODUTOS

gasodutoA Empresa de Pesquisa Energética (EPE) vai apresentar oficialmente amanhã (28), às 9h, a nova versão do Plano Indicativo de Processamento e Escoamento de Gás Natural (PIPE). O documento tem como objetivo principal apresentar projetos de gasodutos de escoamento e unidades de processamento de gás natural (UPGNs) em nível conceitual). Nesta versão do PIPE, a EPE mapeou oito projetos indicativos de gasodutos de escoamento, que somam aproximadamente R$ 25 bilhões em investimentos.

Dos oito projetos, que totalizam cerca de 1.500 km de extensão, seis deles se encontram conectados à UPGNs (totalizando cerca de 80 milhões de metros cúbicos por dia), enquanto os dois projetos restantes foram estudados considerando processamento offshore do gás e escoamento de gás processado. Os empreendimentos podem contribuir para o aumento da oferta de gás e trazer maior flexibilidade e segurança de abastecimento desse energético.

O PIPE traz novidades em sua edição de 2023 com relação às edições anteriores, implementando e apresentando aprimoramentos no estudo: ampliação dos estudos de análise socioambiental (avaliando os trechos onshore e offshore dos projetos), aprimoramento da metodologia de estimativas de custos de UPGNs e inclusão de estimativas de geração de emprego e renda a partir dos investimentos nos projetos estudados.

O evento de lançamento será realizado na sede da EPE, no Rio de Janeiro, e contará com a participação do presidente da EPE, Thiago Prado, do Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Adamo Sampaio Mendes, da Diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (DPG) da EPE, Heloisa Borges, e do analista de pesquisa energética Henrique Rangel. O evento também será transmitido no canal da EPE no Youtube.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Rogério FariaRalfo Penteado Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ralfo Penteado
Visitante
Ralfo Penteado

Interessante ABP autorizar produção de óleo com reinjeção do gás enquanto o país é importador de GNL e gas da Bolívia. Fertilizantes nitrogenados, idem. Dutos de derivados claros totalmente esquecidos

Ralfo Penteado
Visitante
Ralfo Penteado

ANP. Parabens`a EPE, que seja bem sucedida. O ganho ao país, atrasado, e evidente.

Rogério Faria
Visitante
Rogério Faria

É bom já começar a pensar na atual falta de profissionais na área de campo para “tocar” estes projetos.
O “apagão” de profissionais deve ser pensado aposta parada de mais de oito anos na construção e montagem de dutovias no Brasil, on e off sobre.
Projeto são muito bonitos no papel, mas se não for pensar em todas as variáveis a execução será um caos.