NOVO POÇO COMEÇA A PRODUZIR NO CAMPO DE LULA, NO PRÉ-SAL
Um novo poço (7-LL-22D-RJS) entrou em produção no campo de Lula, na área do piloto de Lula NE, no pré-pal da Bacia de Santos, operado pela Petrobrás. Ele foi interligado ao FPSO Cidade de Paraty e tem potencial para produzir 26 mil barris por dia, sendo que ele fica em lâmina d’água de 2.130 metros.
A estatal planeja interligar mais seis poços ao FPSO ainda este ano. Serão quatro produtores e dois injetores, levando a unidade à sua capacidade plena, de 120 mil barris por dia, no terceiro trimestre.
O FPSO está ligado ao novo sistema de risers desenvolvido pela subsea 7, em que uma estrutura horizontal fica a 240 metros abaixo do nível do mar, conectada a dutos rígidos na parte mais profunda do oceano, enquanto na parte superior a plataforma recebe a produção por risers flexíveis.
A boia, que mede 40m x 52m e pesa 1.936 toneladas, está ancorada por oito tendões de aço de 1.883m cada, conectados a quatro estacas fixadas no leito marinho.
O campo de Lula é operado pela Petrobras (65%), em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (25%) e a Petrogal Brasil S.A. (10%).
Deixe seu comentário