NOVO REAJUSTE DA LIGHT ELEVA EM 16% A CONTA DE LUZ SOBRE CONSUMIDORES RESIDENCIAIS
Um novo reajuste tarifário das contas da Light foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quinta-feira (5), e elevará em 15,99% a cobrança da empresa sobre consumidores residenciais. O aumento, que estará incluído nas contas de energia a partir do próximo sábado (7), deverá atingir um contingente de 3,7 milhões de pessoas, distribuídas entre 31 municípios do estado do Rio de Janeiro. Segundo a empresa, a mudança vem como consequência de um cenário econômico difícil e de uma ampla crise hídrica no país.
Os reajustes implantados nesta ano pela Light já acumulam um percentual de 56%. Com a nova elevação das tarifas, os consumidores da companhia deverão sentir um aumento médio de 16,78% nas contas de luz. Na área comercial, o ajuste será de 19,57%, enquanto os clientes rurais deverão arcar com um encarecimento de 21,69% das tributações.
Entre os principais fatores que causaram a mudança está o impacto financeiro que a Light vem sofrendo com a variação do dólar frente ao real. A elevação da moeda amplia os gastos da empresa com a compra da energia de Itaipu, que representa 17% da energia da companhia e é cotada em dólar.
Deixe seu comentário