NT2E FOI PALCO PARA ASSINATURA DE ACORDOS ENVOLVENDO HIDROGÊNIO, IRRADIAÇÃO E MICRORREATORES
Além de uma agenda intensa de painéis de debates, o primeiro dia da feira NT2E 2025, no Rio de Janeiro, também foi marcado pela assinatura de três acordos estratégicos entre agentes do setor nuclear. O primeiro deles é um memorando de entendimento firmado entre a Amazul e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). O objetivo da parceria é fomentar o desenvolvimento conjunto de centros de irradiação e materiais, ampliando a cooperação entre as duas instituições. O documento foi assinado pelo diretor-presidente da Amazul, almirante Newton Costa, e pela superintendente do IPEN, Isolda Costa.
O segundo acordo importante foi assinado entre a Westinghouse Electric Company e a brasileira Constellation. O foco é aprofundamento das discussões técnicas sobre o micro reator eVince, com aplicações potenciais em plataformas de sondagem. O acordo também estabelece uma estrutura segura para a troca de informações estratégicas e abre espaço para possíveis projetos conjuntos voltados à transição energética. O documento foi assinado por David Chan (Westinghouse), Leonardo Guimarães e Paulo Simões (Constellation).
Já o terceiro memorando de entendimento envolveu a Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) e a Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2). O acordo busca integrar esforços entre os setores nuclear, de data centers, do hidrogênio de baixa emissão de carbono e de tecnologias emergentes. A parceria visa fomentar a inovação, estimular novos negócios e fortalecer o desenvolvimento nacional. O presidente da ABDAN, Celso Cunha, e Giovani Machado, presidente do conselho consultivo da ABH2, foram os signatários do documento.
A feira NT2E acontecerá de hoje (20) até quinta-feira (22), no centro de exposições Expomag, no Rio de Janeiro. A edição deste ano promete ser histórica, graças aos números já alcançados até aqui. Ao todo, cerca de 3 mil pessoas se inscreveram para participar dos três dias de programação do evento, que reunirá os principais nomes da indústria nuclear da América Latina para discutir os rumos e as tendências do setor nos próximos anos.
Deixe seu comentário