NUCLEP DEBATERÁ PERSPECTIVAS DO PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO NO VI SIEN
O VI Seminário Internacional de Energia Nuclear (SIEN) receberá apresentação, nesta quinta-feira (18), sobre a participação da iniciativa privada na indústria nuclear brasileira, ministrada pelo gerente geral de Engenharia da NUCLEP, Carlos Frederico Figueiredo. O executivo deverá analisar questões como a do marco regulatório do setor e as perspectivas da indústria nacional frente ao Programa Nuclear Brasileiro.
A estrutura do mercado e da cadeia produtiva brasileira tem sido amplamente debatida por diversas entidades no evento. Neste segundo dia do seminário, o representante da NUCLEP deverá colocar em pauta a transferência de tecnologias e o preparo de profissionais no país. De acordo com Figueiredo, dos 102 funcionários da companhia que participaram do primeiro treinamento para a construção dos grandes equipamentos para as plantas nucleares, na Alemanha, apenas três continuam atuando. “Muito me preocupa essa falta de posicionamento sobre o Programa Nuclear Brasileiro, pois estamos perdendo os profissionais que participaram daquele primeiro momento e precisamos começar logo a capacitação dos novos profissionais, para que eles possam atender às demandas dos novos projetos”, afirmou o executivo.
O diretor comercial da NUCLEP, Marcos van der Putt, representou o presidente da companhia, Jaime Cardoso (foto), e afirmou ser importante que o governo entenda que a empresa foi criada para atender ao programa, e que portanto precisa estar a par das tecnologias que serão utilizadas nas futuras usinas. Será realizada uma mesa de debates no evento, focada na perspectiva de participação da iniciativa privada no setor nuclear brasileiro.
Nesta sexta-feira (19), executivos de diversas empresas do ramo irão visitar as instalações da NUCLEP em Itaguaí. O objetivo é de que representantes de todas as cadeias do setor nuclear estejam presentes na visitação, que devera estimular possíveis investimentos e parcerias com a companhia brasileira.
Deixe seu comentário