NUCLEP E ELETRONUCLEAR ASSINAM TERMO PARA ENTREGA DE TROCADORES DE CALOR PARA A USINA ANGRA 3
Um novo e importante acerto dentro do mercado nuclear brasileiro. Na manhã de hoje (20), a Nuclep assinou um termo de intenção de contrato, que prevê a fabricação e entrega de novos trocadores de calor para a Eletronuclear. Os equipamentos serão usados na usina nuclear Angra 3, cuja construção deve ser retomada em agosto. O contrato em si, que oficializará o negócio, deve ser assinado no próximo mês.
A cerimônia de assinatura do termo aconteceu na sede da Nuclep, em Itaguaí (RJ), e contou com a participação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Também estiveram presentes o presidente da Nuclep, contra-almirante Carlos Seixas, o presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães, o presidente da ABDAN, Celso Cunha, e o parlamentar Júlio Lopes. O valor total do contrato a ser assinado pelas empresas passa dos R$ 400 milhões.
Durante o evento, o governador fluminense também ouviu algumas das demandas do setor nuclear como um todo. O presidente da Nuclep defendeu que a empresa ganhasse um desconto na cobrança de ICMS, de forma a aumentar sua competitividade. Já o presidente da ABDAN comentou com Castro sobre a importância de lutar para que a quarta usina nuclear brasileira, prevista no Plano Decenal de Energia 2031, seja instalada no estado.
“Tivemos a oportunidade de falar com o governador, pedindo que lute para a construção da quarta usina acontecer no estado do Rio de Janeiro. Também pedimos ao governador que ele participe dos esforços em prol da nossa cadeia produtiva e da criação de um cluster nuclear aqui no Sudeste”, contou Cunha.
O melhor seria q estes contratos fossem colocados em empresas privadas.Mais uma pá de cal para este setor que aguardava com boa expectativa a retomada desta obra.