NUCLEP FARÁ CONVÊNIO COM O SESI PARA TREINAMENTO DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA E AVANÇA NA RECERTIFICAÇÃO ASME III NO SETOR NUCLEAR
A Nuclep está com um projeto para profissionalizar ainda mais os trabalhadores que atuam no seu segmento, que é estratégico para o desenvolvimento da indústria fluminense. Para isso, o presidente da companhia, Carlos Seixas, tem trabalhado nos últimos meses para firmar uma parceria com o Sistema Firjan. A ideia é promover a capacitação de trabalhadores e dos moradores da região de Itaguaí (RJ) e entorno, por meio da instalação de uma unidade do SESI dentro da Nuclep. A iniciativa, que já possui demonstração de interesse e apoio pelo presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, poderá contribuir para a profissionalização de mais de 500 pessoas.
O presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas, reuniu-se com a direção da Nuclep e com o deputado federal Reimont Otoni, que abraçaram a iniciativa e possibilitaram mais um avanço em direção à instalação deste posto do SESI dentro na Nuclep. A empresa tem uma importância estratégica para o Brasil, com um parque industrial gigantesco. Ali, são construídas torres de transmissão e equipamentos sofisticados para os setores de defesa e nuclear, como as peças das usinas nucleares e os cascos e equipamentos dos submarinos da Marinha. Para todas essas operações, são necessários profissionais treinados com alta qualificação.
Em paralelo, a Nuclep também deu novos avanços para conquistar a sua recertificação de ASME III no segmento nuclear. Nesta semana, a empresa recebeu os instrutores Gilberto Pasqua e Mauro Borges, da agência de inspeção autorizada LRQA (Lloyd’s Register Quality Assurance). O credenciamento concedido pela American Society of Mechanical Engineers (ASME) qualifica a Nuclep para desempenhar as seguintes modalidades: fabricação de componentes nucleares (Selo NPT), fabricação de suportes para aplicação nuclear (Selo NS) e montagem de equipamentos para aplicações nucleares (Selo NA).
O diretor comercial da Nuclep, Nicola Mirto Neto (foto à esquerda), lembra que a companhia é a única no Brasil que possui a certificação ASME III para a fabricação de componentes nucleares. “Isso ratifica a nossa capacidade técnica e expertise diferenciadas. Esse será o quinto ano consecutivo que nos preparamos para a renovação da certificação e nossa força de trabalho está focada e trabalhando duro para reforçar, através da recertificação, que não há profissionais com conhecimento igual no país”, afirmou o diretor.
Já o gerente de sistemas de gestão de QSMS e garantia da qualidade da Nuclep, Rodrigo Lopes Chaves, o treinamento marca o início de um novo ciclo preparatório da Nuclep para a próxima auditoria do ASME III Nuclear, em 2024. “A grande participação dos nossos profissionais nesse treinamento mostra o grau de envolvimento e dedicação de todos para que tenhamos novamente sucesso na certificação”, frisou.
Deixe seu comentário