faixa - nao remover

NUCUBE ENERGY ASSINA ACORDO PARA INSTALAR REATOR DE TESTE NO LABORATÓRIO USREL, NOS ESTADOS UNIDOS

Imagem do WhatsApp de 2025-06-13 à(s) 19.06.58_d8e1a5b7A desenvolvedora norte-americana de microrreatores inovadores NuCube Energy assinou um memorando de entendimento com o laboratório Utah San Rafael Energy Lab (USREL) para colaborar na instalação de um reator de teste nas instalações do centro de pesquisas. Com sede em Idaho Falls, a NuCube e o USREL informaram que já iniciaram discussões sobre engajamento e comunicação com a comunidade local, visando a instalação do reator de teste na cidade de Orangeville, em Utah.

Segundo a empresa, a tecnologia da NuCube é capaz de produzir o calor de maior temperatura gerado por um reator de fissão, com facilidade de integração a processos químicos e tecnologias de conversão de energia. O projeto do reator utiliza combustível TRISO (isotrópico tri-estrutural) e tecnologia de tubos de calor, entre outras inovações, que visam minimizar o uso de peças móveis no interior do reator — uma característica que aumenta a segurança e a confiabilidade do sistema. Os microrreatores são abrigados em um compartimento de aço inoxidável, o que contribui para a segurança e facilita o processo de licenciamento.

Os testes com os microrreatores da NuCube no USREL serão o próximo passo no desenvolvimento da tecnologia, informou a empresa.

A NuCube afirma que seu reator pode gerar eletricidade a partir de calor de alta temperatura superior a 1000 °C. “É o único reator capaz de competir com o gás natural para clientes industriais que demandam calor em alta temperatura”, disse a companhia. “A tecnologia pode fornecer eletricidade com custo competitivo e também operar de forma independente das redes elétricas existentes — o que pode ser transformador para regiões rurais em estados como Utah.

Utah está avançando de forma consistente ao explorar como melhor aproveitar a energia nuclear para atender às necessidades de seus residentes e empresas”, declarou Cristian Rabiti, cofundador e CEO da NuCube Energy. “O reator inovador da NuCube é ideal para o estado, e estamos animados para trazer a aplicação nuclear de maior temperatura a Utah pela primeira vez. Estamos especialmente entusiasmados em trabalhar com o USREL, que tem um histórico comprovado de demonstração de tecnologias avançadas de geração de energia, incluindo um ciclo de energia com dióxido de carbono supercrítico.

Em 2023, a gestão do USREL foi transferida para o Escritório de Desenvolvimento Energético de Utah (OED, na sigla em inglês). O laboratório afirma que está trabalhando com parceiros para desenvolver conceitos promissores de tecnologia nuclear avançada e que possui capacidades de classe mundial para fabricar e caracterizar sais fundidos como portadores de combustível nuclear.

O OED é o principal órgão de Utah para o desenvolvimento de energia e recursos minerais. A pasta é responsável pela formulação de políticas energéticas, programas de capacitação e desenvolvimento da força de trabalho, além da promoção da eficiência energética e da infraestrutura.

O USREL tem o espaço e os equipamentos necessários para abrigar projetos como o reator de teste da NuCube Energy”, afirmou a diretora do OED, Emy Lesofski. “O laboratório será palco de uma variedade de projetos de pesquisa com foco em manter nossa energia limpa, acessível, confiável e sustentável. As pesquisas realizadas no USREL desempenharão um papel crítico para levar tecnologias promissoras ao mercado com segurança e agilidade, ao mesmo tempo em que trabalham em conjunto com a comunidade local. Estamos particularmente animados com a tecnologia da NuCube devido às oportunidades de pesquisa que ela proporcionará.

No mês passado, o governador de Utah, Spencer Cox, anunciou um acordo com a empresa Valar Atomics, da Califórnia, para a instalação de um reator modular de teste (SMR) também no USREL. Segundo ele, a expectativa é de que esse reator entre em operação dentro de um ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of