NÚMERO DE AQUISIÇÕES E FUSÕES NO SETOR ENERGÉTICO CAI NO TERCEIRO TRIMESTRE
O mercado nacional de energia tem vivido dias mais calmos nos últimos meses. De acordo com uma pesquisa realizada pela KPMG. Segundo um estudo da empresa, o número de fusões e aquisições realizadas por companhias de energia no Brasil, de julho a setembro desse ano, teve uma queda de 67% com relação ao mesmo período de 2014.
O acumulado do ano nos nove primeiros meses também apresentou queda, saindo de 42 transações de fusão e aquisição para 24 apenas. O terceiro trimestre deste ano foi responsável por registrar cinco negócios desse tipo, enquanto em 2015 o período registrou 15.
“Das cinco transações concretizadas no terceiro trimestre desse ano, quatro foram do tipo CB1 onde o comprador é um investidor estrangeiro que adquiriu empresa brasileira, atraído pelo momento de instabilidade que a indústria de energia brasileira está vivendo. O que vimos é que os leilões feitos pelo governo ficaram aquém das expectativas do mercado por causa, principalmente, do preço da energia pouco atrativo e incerteza em relação ao acesso ao financiamento. Tudo isso gerou uma oportunidade para os estrangeiros favorecidos também pela desvalorização do real frente ao dólar”, analisou o sócio da KPMG, Paulo Guilherme Coimbra.
Deixe seu comentário