NÚMERO DE PATENTES DE TECNOLOGIAS PARA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE ESTÁ EM EXPANSÃO

hidrogenioO histórico de estatísticas de patentes revela as tendências e o dinamismo no setor de hidrogênio, fonte que pode ser produzida usando eletricidade renovável via eletrólise. De acordo com um estudo recém-lançado pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) e o Escritório Europeu de Patentes (EPO), a tendência de inovação em eletrolisadores para produção de hidrogênio tem elevado significativamente o registro de novas tecnologias. O trabalho indica que o número de patentes para processos de produção de hidrogênio cresceu em média 18% a cada ano desde 2005.

O novo relatório acompanha a evolução dos depósitos de patentes nos últimos 15 anos. Em 2016, por exemplo, o número de famílias de patentes para tecnologias de eletrólise da água ultrapassou o número de patentes relacionadas à produção de hidrogênio a partir de fontes fósseis (por exemplo, carvão sólido ou líquido e fontes de hidrogênio à base de óleo). Já em 2018, as invenções de eletrocatalisadores baseados em minerais mais baratos superaram o número de invenções baseadas em eletrocatalisadores mais tradicionais (e caros), como ouro, prata, platina ou outros metais nobres. Essa tendência é pronunciada e demonstrada por um aumento nos registros de patentes nacionais chinesas.

PATENTESO hidrogênio de base renovável pode ser usado como matéria-prima para o setor químico e como combustível em células de combustível, sendo que o único subproduto é a água. Também pode substituir fontes fósseis em combustíveis sintéticos, por exemplo, quando combinado com carbono capturado. Além disso, o hidrogênio é abundante e pode ser obtido por meio da eletrólise da água, usando eletricidade renovável, na presença de eletrocatalisadores. Esses fatores tornam o hidrogênio muito atraente como fonte de energia verde – desde que sua produção, por meio de eletrolisadores, também seja verde.

De acordo com a IRENA, a fotoeletrólise é uma forte tecnologia emergente que pode integrar a produção de eletricidade e hidrogênio em uma única etapa, reduzindo potencialmente os custos de produção. O relatório observa um número acima da média de famílias de patentes internacionais nesta área – cerca de 50% das quais são depositadas por universidades.

hidrogenioO grande momento observado nos eletrolisadores é esperado para continuar e estimular a inovação futura. Na verdade, o aumento tendência nos depósitos de patentes sinaliza que mais virão em breve, atendendo à necessidade urgente de novas soluções para reduzir o custo de eletrolisadores em paralelo com o aumento tecnológico eficiência e capacidade de produção”, disse a IRENA.

O hidrogênio de base renovável pode ser usado como matéria-prima para o setor químico e como combustível em células de combustível onde o único subproduto é a água. Também pode substituir fontes fósseis em combustíveis sintéticos, por exemplo, quando combinado com carbono capturado. Além disso, o hidrogênio é abundante e pode ser obtido por meio da eletrólise da água, usando eletricidade renovável, na presença de eletrocatalisadores. Esses fatores tornam o hidrogênio muito atraente como fonte de energia verde – mas apenas desde que sua produção, por meio de eletrolisadores, também seja verde.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of