faixa - nao remover

NÚMERO DE SONDAS EM OPERAÇÃO NO BRASIL CAIU 63% DESDE 2013

sondaO setor de óleo e gás brasileiro já suspira com a ajuda de aparelhos há algum tempo, e o fato é mais do que sabido pelo mercado, mas os dados relativos às sondas em operação no País mostram o quanto a crise nacional e da Petrobrás afetou a área de exploração no Brasil. De 2013 para cá, houve uma queda de 63%, passando de 81 sondas para apenas 30 em operação atualmente.

A Petrobrás continua respondendo pela quase totalidade das unidades (29), mas deve reduzir ainda mais a quantidade de sondas em suas operações daqui em diante, para cerca de 20 no próximo ano.

Em 2016, o Brasil contou com 37 sondas em atividade, enquanto que em 2015 foram 54, e em 2014, 71. Até 2013, no entanto, havia um movimento contrário, de crescimento na atividade das sondas. Em 2010, eram 62 em atividade – mais do que o dobro atual -, passando para 70 em 2011 e 79 em 2012.

Em 2018, 15 contratos de sondas da Petrobrás vencem, mas uma parte deles deve ser renovada, enquanto que novas campanhas exploratórias deverão ser iniciadas, o que pode gerar uma nova curva ascendente a partir de 2019.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Tal cenário poderia ser evitado se a eficaz gestão da Petrobras celebrasse contratos de produção com empresas nacionais, ao invés de tentar vender os seus ativos neste momento de preços mui baixos, a exemplo do que ocorre no mercado imobiliário. A consequência é a estúpida e declinante produção dos campos de terrestres e de água rasa, com taxas aumentadas de declínio, por absoluta falta de investimentos em recuperação terciárias, quaternárias etc., e até nas áreas limítrofes onde ainda podem existir poços novos com vazões coerentes com reservatórios com pressão original ou seja com altas vazões. Estimo que até poderíamos duplicar… Read more »