faixa - nao remover

O BAHIA ÓLEO & GÁS ENERGY TERMINA HOJE EM SALVADOR CONFIRMANDO EXPECTATIVA DE SUCESSO DO EVENTO E POTENCIAL OFFSHORE DO ESTADO

Imagem do WhatsApp de 2024-05-23 à(s) 08.52.59_5a9b49d1 copiarTermina hoje (24) em Salvador o evento Bahia Óleo & Gás Energy. A expectativa de um grande público e sucesso se confirmou. O evento atraiu profissionais do cenário nacional e internacional, tendo como foco assuntos relevantes das etapas de exploração e produção (upstream), transporte (midstream), refino (downstream), petroquímica, naval e integração energética. Um dos temas de destaque foi a potencialidade do estado na produção de óleo e gás. Mas para destravar esses recursos, é necessário investir em exploração de novas fronteiras na costa baiana. É o que afirma o geólogo Luciano Chagas (foto principal), um dos palestrantes da feira. “Temos diante de nós uma vasta fronteira exploratória que necessita ser desbravada, com destaque especial para as bacias de Camamu e Jequitinhonha. Estas regiões possuem um imenso potencial ainda inexplorado que pode trazer grandes benefícios econômicos e energéticos para o país. A exploração dessas áreas não só impulsionaria o desenvolvimento regional, criando empregos e infraestrutura, como também contribuiria significativamente para a segurança energética nacional”, afirmou.

Na Arena Inovação do evento, a startup baiana Trackfy está com um estande demonstrando como uma solução tecnológica agiliza a identificação de sinistros. O CEO da empresa, Túlio Cerviño (foto à direita), fez palestra apresentando histórias de sucesso no uso da tecnologia no sentido de salvar vidas. Dados comprovam que ela é capaz de reduzir em 30% o tempo de evacuação de uma área acometida por incidente. Além disso, a eficiência na resposta também temTRACK impacto financeiro, podendo gerar economias de até R$ 2 milhões ao evitar as consequências dessas ocorrências. Em linhas gerais, a solução que estará em destaque consiste em um dispositivo que fica acoplado em capacetes e crachás dos funcionários de uma planta industrial ou canteiro de obras. Esse dispositivo emite, em tempo real, dados e informações para uma plataforma em nuvem. Por meio de recursos como Internet das Coisas (IoT), análise de dados (data analytics) e algoritmos, os gestores têm uma análise online de onde esse profissional está e a situação no ambiente de trabalho.

alourecA Vallourec, uma das  líderes mundiais em soluções tubulares premium, também marcou presença no Bahia Oil & Gas Energy 2024, que teve o foco no setor de petróleo e gás do Norte e Nordeste do Brasil. no estande da Vallourec é possível conhecer as soluções da empresa para as exigências do ambiente desafiador de operações onshore e offshore. No espaço, localizado na ASA A, a empresa apresentaou amostras de conexões VAM. O produto atende a indústria de petróleo e gás em todo o mundo há mais de 50 anos, com uma rede internacional de licenciados para garantir os mais altos padrões de qualidade. Outras soluções apresentadas durante o evento foram a linha de revestimentos em projetos tubulares. O highlight no estande é a tecnologia 5LPP, revestimento anticorrosivo para proteção contra agentes sólidos, líquidos e gasosos, que evita o contato desses elementos com a superfície do tubo e aumenta a vida útil do produto. Além disso, os visitantes poderão conhecer o Delphy, sistema vertical de armazenamento de gás hidrogênio comprimido, que está em fase de certificação final, sendo desenvolvido pela empresa.

A CTR Bahia também está no Bahia Oil & Gas Energy 2024 apresentando soluções para a gestão de resíduos industriais. A Empresa faz parte da Marquise Ambiental eRES DRAG tem a indústria de óleo e gás como um dos principais mercados atendidos. A preocupação com a sustentabilidade nas indústrias, especialmente com o crescimento das iniciativas ESG em todo o mundo, faz com que as atividades da CTR Bahia, empresa de gestão de resíduos industriais, se tornem cada vez mais relevante para o mercado. Este cenário, aliado ao aquecimento da indústria de óleo e gás no Nordeste, reforça a importância da participação da empresa na feira, que está sendo realizada no Centro de Convenções. Especializada em coleta, tratamento, recuperação e destinação de resíduos industriais, a CTR Bahia, que faz parte da Marquise Ambiental – uma das maiores empresas de gestão de resíduos do Brasil , atua fortemente no mercado de óleo e gás, além de outros, como os de química e petroquímica, automobilístico, alimentício, portos, aeroportos, siderurgia, mineração e saúde.

BAHIA“Cada indústria tem sua particularidade em relação à geração de resíduos. A indústria de óleo e gás possui alguns tipos específicos de resíduos, como o cascalho de perfuração, por exemplo. Conseguimos transformar esses resíduos em CDRI e MPA, materiais utilizados na cadeia produtiva das cimenteiras, substituindo o coque de petróleo e outras matérias-primas, sendo uma alternativa sustentável para toda cadeia produtiva”, explicou Felipe Villa, superintendente da CTR Bahia. Na avaliação do executivo, o aquecimento do mercado onshore no Nordeste amplia as possibilidades de negócios. “Estamos vendo uma movimentação bem forte, não só na Bahia, como também no Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe, onde também estamos ampliando nossos serviços.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of