O CARGUEIRO RUSSO LEVANDO EQUIPAMENTOS PARA A USINA NUCLEAR DA TURQUIA ENTREGA SUA CARGA EM PORTO PRÓXIMO ÀS OBRAS
Um cargueiro transportando materiais e equipamentos para a usina nuclear de Akkuyu – incluindo o vaso de pressão do reator (RPV) para a unidade 2 – chegou ao canteiro de obras na costa sul da Turquia, vindo diretamente da Rússia. O RPV está agora armazenado no local aguardando instalação ainda este ano. O navio deixou São Petersburgo, no noroeste da Rússia, em 23 de novembro e, depois de navegar mais de 9.000 quilômetros, chegou ao Terminal de Carga Oriental Vostochny, no canteiro de obras de Akkuyu. Entre sua carga estava o RPV para a unidade 2, bem como seções do segundo nível de contenção interna para a unidade 3, tubos e outros equipamentos e materiais.
O RPV de aço tem 12 metros de altura, 4,5 metros de largura e peso de 334 toneladas. Ele foi descarregado e colocado em local de armazenamento temporário, onde será submetido a vistoria. Sergey Butckikh, primeiro vice-presidente e diretor de construção da usina nuclear de Akkuyu, disse que “a produção e a entrega dos principais equipamentos para a usina nuclear de Akkuyu são realizadas precisamente de acordo com o cronograma planejado”. A fabricação do RPV para Akkuyu 2 começou em Izhorskiye Zavody em março de 2019. O RPV para a unidade 1 foi entregue no canteiro de obras em novembro de 2020 e instalado em junho do ano passado. A produção do RPV para a unidade 3 continua na filial de Volgodonsk da AEM-Technologies JSC da Atommash, parte da Atomenergomash, a divisão de produção de máquinas da estatal russa de energia atômica Rosatom.
A Rosatom está construindo quatro reatores VVER-1200 em Akkuyu, sob o chamado modelo BOO (construção, posse e operação). A construção da primeira unidade começou em 2018, com início previsto para 2023. A planta de 4.800 MWe deverá atender cerca de 10% das necessidades de eletricidade da Turquia. A Autoridade Reguladora Nuclear da Turquia também já aprovou a fabricação da instrumentação e controle de equipamentos elétricos da unidade de energia para as unidades 1 e 2 de Akkuyu.
Deixe seu comentário