O CATAR DIZ NÃO PARA PROPOSTA DE SUPRIR A EUROPA COM GÁS, NA FALTA DE ABASTECIMENTO DO PRODUTO VINDO DA RÚSSIA
Os Estados Unidos estavam contando com o apoio do Catar, um dos maiores produtores de gás do mundo, para remendar a falta de gás russo na Europa, em função da iminente invasão da Ucrânia por tropas russas. Mas, o Catar disse não e não poderá substituir unilateralmente as necessidades energéticas da Europa em caso de escassez devido à crise entre Rússia e Ucrânia. A afirmação veio do ministro de Estado de Energia do emirado, Saad Sherida Al-Kaabi, em um comunicado. “O volume de gás necessário para a UE não pode ser substituído por ninguém unilateralmente, sem perturbar o abastecimento de outras regiões do mundo. A segurança energética da Europa exige um esforço coletivo de muitas partes”, declarou.
Kaabi divulgou a declaração após uma reunião em Doha com o Comissário de Energia da União Europeia, Kadri Simson. Kaabi expressou esperança de que “as tensões na Europa possam ser resolvidas diplomaticamente, para que todos os fornecedores possam trabalhar juntos para garantir a segurança energética a curto e longo prazo”. O Catar é um importante aliado dos EUA na região do Oriente Médio e um importante parceiro comercial e político da União Europeia.
Os Estados Unidos estão preocupados que a Rússia invada a Ucrânia e nas últimas semanas pediram ao Catar e a outros grandes produtores de gás para estudar se poderiam fornecer gás extra para a Europa se os fluxos russos forem interrompidos. “Manter nossa palavra contratual é sacrossanto no Catar”, disse Kaabi, dando a entender que não será possível desviar para a Europa carregamentos de gás já contratados para entrega a outros países sem o seu consentimento dos clientes.
Deixe seu comentário