O CEARÁ RECEBERÁ AMANHÃ NOVAS ANTES PARA O NOVO TERMINAL DE OBSERVAÇÃO ESPACIAL COM O APOIO DA NASA, MACKENZIE E DO INPE
O Ceará vai receber amanhã (31) o novo terminal do Rádio Observatório Espacial do Nordeste (ROEN), em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. Uma nova antena de 12 metros de diâmetro com tecnologia de última geração para observações geodésicas de alta precisão foi instalada, integrando assim, o VLBI Global Observing System (VGOS), sistema internacional de interferometria de linha de base muito longa (VLBI), utilizado para monitorar a dinâmica da Terra e os efeitos das mudanças climáticas. Com o novo projeto será possível prover com precisão e estabilidade a longo prazo um referencial terrestre capaz de sustentar pesquisas em ciências da Terra, estudos climáticos e navegação por satélite, como a elevação do nível do mar, a perda de gelo e o movimento da crosta terrestre. Além de permitir estudos sobre fenômenos como atividade sísmica, variações atmosféricas, enchentes, meteorologia e telecomunicações.
O VLBI, técnica de interferometria, é essencial não apenas para a ciência, mas também para aplicações cotidianas, como o funcionamento preciso de sistemas de
navegação por GPS. A rotação da Terra e suas variações influenciam diretamente a estabilidade dos referenciais utilizados globalmente, tornando esse tipo de observação indispensável para a segurança e eficiência tecnológica em escala mundial. A instalação da nova antena é resultado de uma cooperação internacional iniciada em 2019, com apoio técnico e financeiro da NASA, que investiu cerca de US$ 8 milhões na construção e transporte do equipamento. O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), instituição anfitriã do observatório, coordena as operações científicas por meio de um contrato bilateral com a agência norte-americana. O INPE é responsável pela manutenção da área e suporte técnico, enquanto a UFERSA e outras universidades locais contribuem com pesquisa e formação acadêmica.
Jean Pierre Raulin, Coordenador do CRAAM (Coordenador do Centro de Rádioastronomia e Astrofísica Mackenzie), acredita que com “A inauguração do novo terminal do ROEN é um marco para a ciência brasileira e para a presença estratégica do Nordeste na rede global de geodésia espacial. Com tecnologia de ponta e cooperação internacional, fortalecemos a capacidade do Brasil de abrir novas oportunidades para a formação de jovens pesquisadores e o avanço do conhecimento em áreas estratégicas para o país e para o mundo.” A distribuição global de antenas VLBI é historicamente concentrada no hemisfério norte. A instalação do novo terminal no Ceará contribui para equilibrar essa cobertura, ampliando a capacidade de observação em direção ao sul e melhorando a precisão dos referenciais celestes e terrestres utilizados por cientistas em todo o mundo.
Em 2022, o International VLBI Service (IVS) reconheceu o ROEN pela contribuição essencial ao referencial terrestre global ITRF2020. Com o novo terminal VGOS, o observatório passa a operar com maior velocidade e eficiência, aumentando a taxa de observações e a qualidade dos dados gerados. Além do impacto científico, o projeto fortalece o ecossistema de pesquisa e educação no Nordeste. Instituições como IFCE, UFC e UECE já colaboram com o Mackenzie e o INPE em programas de iniciação científica, mestrado e doutorado, promovendo a integração entre ensino superior e pesquisa aplicada.

publicada em 30 de outubro de 2025 às 17:00 




