O CRESCIMENTO DA STRATURA EM 2024 ESTÁ PROJETANDO UMA EXPANSÃO DOS NEGÓCIOS DE ASFALTO PARA 2025
Nós convidamos para participar do Projeto Perspectivas 2025 de hoje (8) a empresa Stratura, que fará 58 anos de atuação no mercado de asfalto este ano. Como toda grande empresa, ela também passou por diversos ciclos de desenvolvimento e crescimento. O primeiro deles foi no início dos anos de 1970, quando o Grupo Petróleo Ipiranga assumiu o controle acionário, alterando o nome da empresa para Ipiranga Asfaltos. Depois, em 1973 e 2000, passou pelo processo de incorporação de ativos de outras empresas (Betubras e Cibec). Em 2007, houve a estatização da empresa, em decorrência da transferência do controle acionário à Petrobrás. Em 2011, o nome foi mudado para Stratura, que significa “pavimento” em latim. Em 2019, o movimento foi reverso e voltou à iniciativa privada, em decorrência do follow on das ações da BR pela Petrobras. A empresa buscou aprimoramento para oferecer ao mercado excelência em produtos para pavimentação e conservação de rodovias e em serviços de engenharia.
Atualmente, além da sede na cidade de São Paulo, a companhia tem quatro fábricas localizadas em Paulínia (SP), Betim (MG), Ponta Grossa (PR), e Maracanaú (CE), e 12 filiais de revenda, distribuídas estrategicamente de forma que possam atender todos os clientes no país e no exterior. São mais de 200 funcionários que revelam uma companhia bem estruturada. O Petronotícias conversou com Fabiano Bueno, um dos diretores da empresa para que ele falasse sobre as perspectivas do que há de vir. Então vamos a elas.
– Como foi o ano de 2024 para sua empresa e seu segmento de atuação?
– Foi um ano de grandes conquistas para a Stratura. Nosso crescimento em vendas foi superior ao crescimento do mercado, nos levando ao posto de 3° maior distribuidora de asfaltos no Brasil, segundo o ranking da ANP. Investimos em um novo ERP, Planejamento de Recursos Empresariais, que otimizou de forma considerável nossos processos. Além disto, adquirimos 41 caminhões-tanque que compõem a frota própria da companhia, o que nos trouxe maior eficiência logística em nossas operações. Tudo isso, representa a coroação de um trabalho que começou em 2022, com a aquisição da empresa pelo Grupo Fiord Capital, e as mudanças que vêm sendo implementadas desde então, para trazer melhores resultados para a companhia, seus funcionários e clientes.
– Se fosse consultado, quais sugestões daria (ao governo ou à própria indústria) para melhorar o ambiente de negócios no seu setor?
– O crescimento do segmento de asfalto está relacionado ao desenvolvimento do país. Os três últimos anos foram de alta, em 2023 o volume produzido pela Petrobrás foi de 2,5 milhões de toneladas, e a previsão era para superar esta marca, recorde em relação aos últimos 10 anos. Isso representa maior eficiência da companhia para atender à crescente demanda do DNIT, estados, municípios e concessionárias na realização de obras. O novo PAC tem uma contribuição fundamental, mas é importante que o governo mantenha os investimentos em infraestrutura. Isso não apenas beneficia toda a cadeia logística de distribuição do asfalto, como contribui com o progresso e o crescimento socioeconômico do país.
– A seu ver, de que forma os recentes acontecimentos nos cenários político e internacional nos EUA, Europa e Oriente Médio podem influenciar os negócios no Brasil?
– Felizmente o Brasil tem uma situação privilegiada em relação ao restante do mundo que deverá passar por situações de turbulência no cenário político e econômico. Os investimentos previstos no novo PAC até 2026 vão continuar impulsionando a realização de obras de infraestrutura. A Petrobrás, que corresponde a mais de 85% do mercado de refino no país, estima uma produção recorde de asfalto em 2024, o que sinaliza um excelente momento para o setor.
– Por fim, quais são as perspectivas de sua empresa para o ano de 2025?
– Estamos bastante otimistas com o ano que se inicia. O braço da transportadora da Stratura deverá se consolidar em 2025, além de aprimorar nossa logística para a conquista de mercado em regiões do Brasil em que nossa presença ainda estava reduzida. Temos muito trabalho pela frente e estamos confiantes que vamos manter o ritmo de crescimento que iniciamos em 2022.
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