O ESPÍRITO SANTO SERÁ O PRIMEIRO ESTADO A FAZER TESTES COM O PRIMEIRO ÔNIBUS ELÉTRICO BRASILEIRO | Petronotícias




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O ESPÍRITO SANTO SERÁ O PRIMEIRO ESTADO A FAZER TESTES COM O PRIMEIRO ÔNIBUS ELÉTRICO BRASILEIRO

QAQAAAQAQO primeiro ônibus elétrico para uso rodoviário do Brasil terá como destino as ruas e estradas do Estado do Espírito Santo, atendendo clientes da VIX Logística no serviço de fretamento, para transporte de funcionários de empresas do Estado. O projeto piloto, uma parceira da EDP, VIX Logística (empresa do Grupo Águia Branca), WEG e CERTI, terá duração de 18 meses e investimento total de R$ 6,6 milhões. A iniciativa e é composa por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que permitirá a realização de testes de funcionalidades e do modelo de negócio, com o objetivo de se avaliar as condições e custo-benefício para uma possível ampliação futura, inclusive junto a outros mercados e parceiros. O chassi foi produzido pela BYD, o ônibus elétrico rodoviário utiliza carroceria Viaggio, na versão 1050, fabricada pela Marcopolo.

A EDP é responsável pela gestão geral do projeto, além de prover os serviços de mobilidade elétrica e operação dos carregadores. A VIX Logística será a operadora do ônibus, que realizará os testes de funcionalidade e as análises de viabilidade. O projeto foi viabilizado através de uma chamada estratégica de pesquisa & desenvolvimento (P&D), promovido pela ANEEL em 2019. Também participam do consórcio as empresas WEG, como fornecedora das soluções para recarga rápida das baterias de íons de lítio do ônibus, e a Certi, que contribuirá com estudos específicos de mercado, questões regulatórias e análises de viabilidade econômica.

Com autonomia para rodar até 350 km entre as recargas da bateria, o BYD D9F é o primeiro veículo do tipo no Brasil destinado às operações de fretamento de curtas e médias distâncias. Com potência de até 410 CV e dois motores elétricos integrados às rodas do eixo traseiro, possui carregamento rápido em até quatro horas. O veículo tem 12,9 metros de comprimento e capacidade para 44 passageiros. Dentre as principais vantagens do ônibus elétrico estão a eliminação de emissão de gases resultantes da queima de combustíveis sólidos, assim como a eliminação de ruídos internos e externos.

Quatro estações de recarga da WEG Electric Mobility estarão espalhadas pelo Espírito Santo, sendo duas em garagens do Grupo Águia Branca e outras duas em localidades próximas a clientes da VIX. Para recarregar a bateria de íons de lítio do ônibus elétrico estima-se o tempo médio de 3 a 4 horas, dependendo do nível de carga das baterias, e gera autonomia para rodar cerca de 250 a 350km com uma só recarga. O veículo traz ainda um sistema de regeneração que permite o carregamento da bateria em frenagens. Durante 18 meses serão realizados testes monitorados em diversas condições operacionais atualmente executadas pela VIX que gerarão dados para análise de viabilidade da eletrificação da frota movida à diesel.

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