O EXECUTIVO MATHEUS DIAS SERÁ O NOVO PRESIDENTE DA 3R PETROLEUM
Ano novo, personagens novos. Em uma quarta-feira (4) com muita movimentação no mercado de óleo e gás, a operadora independente 3R Petroleum anunciou uma verdadeira dança de cadeiras em sua diretoria. A presidência da companhia passará para as mãos do executivo Matheus Dias (foto), que irá substituir Ricardo Savini. O novo diretor-presidente atuava até então como líder das áreas de Suprimentos, Tecnologia da Informação, Jurídico e Regulatório da 3R. Ele também era responsável pelos segmentos de Mid & Downstream.
Na 3R, Dias também atuou anteriormente nas áreas Comercial e de Novos Negócios como diretor estatutário de subsidiárias da companhia, sendo responsável pelas negociações referentes a aquisições dos ativos de produção de óleo e gás, parcerias estratégicas e contratos relevantes. O executivo é formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP), com extensão da graduação na Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha (Technische Universität Darmstadt); e MBA em Gestão de Negócios, Comércio e Operações Internacionais na FIA Business School.
Durante sua carreira, acumula passagens na Promon Engenharia, onde atuou nas áreas de suprimentos, logística, engenharia e gerenciamento de grandes empreendimentos de óleo e gás e infraestrutura, bem como atuou como gerente de suprimentos e de contratos da Hidrovias do Brasil (parceria entre o Grupo Promon e o Pátria Investimentos, gestores à época do Fundo P2 Brasil).
A 3R também anunciou que o executivo Maurício Diniz (foto à direita) foi escolhido para assumir a diretoria de exploração e produção. Ele possui 39 anos de experiência no setor de petróleo e gás. Diniz foi funcionário de carreira da Petrobrás, onde ocupou as posições de Gerente Executivo de Saúde Segurança e Meio Ambiente (HSE), Gerente Executivo de Logística Manutenção e Suporte a Operações, Gerente Geral de Implantação e Operações Submarinas, Gerente de Ativo de Produção, entre outras funções de liderança nas áreas de Planejamento da Produção e Operação. Desde 2021, Diniz liderava a Diretoria de Operações Offshore da 3R Petroleum.
O dia está movimentadíssimo nos bastidores da indústria de óleo e gás. Mais cedo, como noticiamos, foi confirmada também a renúncia de Caio Mario Paes de Andrade da Petrobrás. A estatal será chefiada interinamente pelo diretor de desenvolvimento da produção, João Henrique Rittershaussen. O governo federal já indicou o ex-senador Jean Paul Prates para ser o próximo presidente da companhia.
A 3R segue o caminho de algumas outras petroleiras nacionais focando apenas, interpreto, no financeiro, com boas excessões. Depois do Ricardo Savini montar um bom portfólio para a empresa e investir no aumento de produção. ele é afastado dos quadros, após consecutar alguns dos objetivos que propôs. Outros poderiam ser colimados no médio prazo, face a estrutura técnica montada por ele. Destruir empresa parece ser a sina do Castello Branco e de Carlos Alberto (CAPO), ao desvirtuar as empresas dos seus “core business”, o de produzirem petróleo de modo permanente e sustentável.Estes parecem focar em resultados financeiros imediatos, onde os… Read more »