FILA DE CAMINHÕES EM ÉPOCAS DE SAFRAS AINDA É UM GARGALO PARA O CRESCIMENTO DO PORTO DE SANTOS | Petronotícias




faixa - nao remover

FILA DE CAMINHÕES EM ÉPOCAS DE SAFRAS AINDA É UM GARGALO PARA O CRESCIMENTO DO PORTO DE SANTOS

QAQQAAQAO Porto de Santos precisa estar preparado para o crescimento de 20% na exportação de granéis sólidos nos próximos 10 anos. Isso só acontecerá com a aplicação do Plano Mestre do Porto de Santos, que inclui o Plano de Zoneamento do local e a construção de uma pera ferroviária para agilizar o fluxo de mercadorias na carga e descarga de navios. Essa é a conclusão da ABRATEC – Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres, depois da participação no 32º Fórum Nacional do Instituto Nacional de Altos Estudos.

O painel “Por mais transporte ferroviário para o Porto de Santos” foi transmitido online e integra um conjunto de eventos sob o título “Como Voltar a crescer após a pandemia”.  Em sua participação, Caio Morel,  trouxe um histórico sobre o segmento de terminais de contêineres, que desde 1997 contou com uma série de investimentos do setor privado. A explanação contou ainda com um panorama sobre os modais de acesso ao Porto de Santos: o FRFRRFaquaviário,  é considerado bom e conta com planos consistentes de melhorias que vão permitir a operação dos navios “new panamax” de 12.500 TEUs de capacidade, enquanto o acesso terrestre tem problemas que causam gargalos já conhecidos da região, com filas de caminhões nos picos de safra.

“O Porto de Santos ainda carece de pátios reguladores e a operação de descarga dos caminhões é morosa. O Plano Mestre pretende implementar uma remodelação nas vias ferroviárias com a instalação de uma pera ferroviária na margem direita, o que deve aumentar a participação do modal ferroviário no transporte de cargas para o porto, inclusive de contêineres, aliviando o fluxo rodoviário e sustentando o crescimento esperado”, disse Morel. A avaliação diz que é fundamental corrigir gargalos logísticos para garantir boas condições econômicas e de crescimento para o país. Este é um segmento que seguramente deverá puxar a retomada, por sua condição especial de crescimento razoável como os números mostram.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of