O MERCADO DE DEFESA VAI SE AGITAR COM A 15ª EDIÇÃO DA LAAD QUE SERÁ REALIZADA NO RIOCENTRO
A AMAZUL, empresa que atua na gestão do conhecimento e no desenvolvimento de tecnologias nucleares e de defesa, estará presente na LAAD Defence & Security 2025, que é a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina. O evento atrai especialistas de todo mundo que se reunirão no no Riocentro, Rio de Janeiro, na próxima semana, de 1 a 4 de abril. A AMAZUL apresentará as aplicações da gestão do conhecimento, solução estratégica para retenção e disseminação de informações críticas dentro das organizações. A empresa tem uma metodologia de gestão do conhecimento que vem sendo implementada em instalações nucleares ligadas à Marinha e pode ser replicada em qualquer empreendimento. No dia 1º de abril (terça-feira), às 14h30, a AMAZUL realizará o workshop “Gestão do Conhecimento na Área de Defesa” na Arena Tamandaré, dentro do estande da ABIMDE – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança.
Na feira, a AMAZUL também destacará os avanços no desenvolvimento do Submarino Nuclear Convencionalmente Armado (SNCA), projeto do qual a empresa participa.
O público poderá ver a maquete do submarino no estande e saber como funciona sua tecnologia de propulsão nuclear. O SNCA representa um marco estratégico para o país, pois aumenta a capacidade de defesa e promove significativo arrasto tecnológico para o Brasil, já que, ao longo de sua construção e operação, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas e aprimoradas para o submarino e toda a cadeia produtiva envolvida.
A LAAD 2025 ainda será uma oportunidade para a AMAZUL apresentar tecnologias nucleares voltadas para a saúde e a segurança dos alimentos, dentre as quais estão a produção de radiofármacos, usados no diagnóstico e no tratamento do câncer e outras doenças, e a irradiação de alimentos. A empresa está em negociações com órgãos públicos, instituições de pesquisa e o setor privado para viabilizar centros de irradiação de alimentos, tecnologia que prolonga a vida útil e melhora a segurança desses produtos.
ARMAMENTOS SUECOS
A Saab também vai participar da 15ª edição da LAAD destacando seu compromisso com o Brasil e ampliando sua oferta de soluções tecnológicas. A empresa sueca diz que o Brasil é um país estratégico para a empresa, com o qual mantém parceria desde os anos 80, com o fornecimento de sistemas e tecnologias para as Forças Armadas e o mercado civil. Desde 2015, a Saab atua com o programa Gripen, junto à base industrial de defesa do Brasil e a Força Aérea Brasileira disse Peter Dölling, diretor-geral da Saab Brasil. Peter Dölling, diretor-geral da Saab Brasil, disse que “O Brasil é uma prioridade estratégica para a Saab. O Programa Gripen celebra uma década de transferência de tecnologia e reforça nosso compromisso de longo prazo com o país. Além do Gripen, enxergamos oportunidades significativas para ampliar nossa presença, oferecendo soluções tecnológicas avançadas para os setores de defesa e civil. Nosso objetivo é fortalecer ainda mais essa colaboração, impulsionando a segurança nacional, a autonomia tecnológica e o desenvolvimento industrial por meio de nossa expertise e inovação.”
A Saab apresentará um portfólio na feira, incluindo o RBS 70 NG, sistema de defesa antiaérea adquirido pelo Exército Brasileiro; o radar Giraffe 1X, um radar de vigilância multimissão que detecta, rastreia e classifica ameaças; além de equipamentos de treinamento e simulação. Um dos principais destaques do estande será o MSHORAD (Mobile Short-Range Air Defence – foto a direita)), sistema de defesa antiaérea móvel composto pelo RBS 70 NG, a unidade de radar Giraffe 1X e o sistema de comunicação de Comando e Controle (C2), responsável pela coordenação das operações.
Pela primeira vez na LAAD, a Saab apresenta a Bomba de Pequeno Diâmetro Lançada do Solo, GLSDB (Ground-Launched Small Diameter Bomb) uma munição de precisão de longo alcance desenvolvida em parceria com a Boeing. A GLSDB combina a Bomba de Pequeno Diâmetro com um sistema de lançamento terrestre, oferecendo flexibilidade e eficácia excepcionais em distâncias superiores a 150 quilômetros. O estande conta ainda com o simulador de voo do caça Gripen, onde convidados poderão vivenciar missões de defesa e ter a experiência de voar o mais novo caça da Força Aérea Brasileira. Um modelo do Gripen em escala também estará no estande. A LAAD será realizada de 1 a 4 de abril, no Riocentro.
Deixe seu comentário