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O MINISTRO DO PETRÓLEO DE ANGOLA RECEBE OFICIALMENTE AS OBRAS DO TERMINAL OCEÂNICO DE BARRA DO DANDE DA OEC

ministroA obra do Terminal Oceânico da Barra do Dande (TOBD), em Angola, foi entregue à empresa petrolífera nacional, Sonangol, após ser concluído pela construtora brasileira Odebrecht Engenharia e Construção. O equipamento vai otimizar a logística de combustíveis, tornando-se o principal ponto de recepção, armazenamento e distribuição de produtos derivados do petróleo para o interior do país, de forma mais segura e eficiente. Mais de 4.300 empregos diretos foram criados com um impacto significativo na economia local e na capacitação da mão de obra angolana, já que 97% da força de trabalho que atuou no projeto é local, sendo que 15% da mão de obra total é feminina. Ao longo do projeto foram realizadas mais de 354 mil horas de formação profissional. Um dos destaques desse esforço foi a qualificação de trabalhadores nas escolas de soldadura da própria empresa, formando profissionais altamente capacitados para o setor da construção.

A construção do TOBD exigiu soluções de engenharia inovadoras, incluindo uma complexa logística de transporte, pelos oceanos Índico e Atlântico, de 34 vasos de 72NAVIO metros de comprimento e oito de diâmetro para armazenamento de GLP, além de uma abordagem diferenciada na sua execução. A decisão de produzir os vasos na China permitiu reduzir em seis meses o prazo de entrega do projeto. Foram realizados estudos do transporte, considerando condições climáticas, picos de ondas durante a rota, planos alternativos e, acima de tudo, estabilidade dos vasos de pressão. Neste processo foram envolvidas empresas de Angola, Brasil, Inglaterra e China.

PORTSegundo o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, Diamantino Azevedo, “o Terminal Oceânico da Barra do Dande  é um reservatório de confiança, estabilidade e crescimento para Angola, que permitirá uma capacidade de armazenamento de 582 mil m³ de combustíveis líquidos e gasosos, garantindo uma autonomia de abastecimento de 30 dias de fornecimento para todo o país”.

De acordo com Alex Bastos, Diretor de Contrato da OEC responsável pela obra do TOBD, esta é uma entrega que reafirma o compromisso da Odebrecht Engenharia e Construção com o cliente Sonangol e, de forma mais abrangente, com o desenvolvimento da economia e da infraestrutura angolana, em benefício de sua população. “Nossa atuação ininterrupta de 40 anos no país com tantas entregas de obras de grande porte, como o Terminal da Barra do Dande, traduz de forma incontestável o nosso orgulho em servir a este país que nos acolheu e que nos dá oportunidade de colocar em prática toda a expertise em engenharia adquiridas aoREF longo dos nossos 80 anos de história. Agradecemos a confiança do nosso cliente, Sonangol, e dos parceiros Dar Al-Handasah, Sonils e Tenenge na realização deste grande projeto”.

Informações sobre o projeto:

  • Escavação de uma falésia de 55 metros de altura em apenas 115 dias;
  • Construção de um quebra-mar de 1,7 quilómetro, com a instalação de 323 estacas numa operação de alta complexidade;
  • Construção e transporte de 34 bullets de GLP, cada um com 72 metros de comprimento (o equivalente a um edifício de 25 andares), 8 metros de diâmetro e 420 toneladas.

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