O MINISTRO DO PETRÓLEO DE ANGOLA RECEBE OFICIALMENTE AS OBRAS DO TERMINAL OCEÂNICO DE BARRA DO DANDE DA OEC
A obra do Terminal Oceânico da Barra do Dande (TOBD), em Angola, foi entregue à empresa petrolífera nacional, Sonangol, após ser concluído pela construtora brasileira Odebrecht Engenharia e Construção. O equipamento vai otimizar a logística de combustíveis, tornando-se o principal ponto de recepção, armazenamento e distribuição de produtos derivados do petróleo para o interior do país, de forma mais segura e eficiente. Mais de 4.300 empregos diretos foram criados com um impacto significativo na economia local e na capacitação da mão de obra angolana, já que 97% da força de trabalho que atuou no projeto é local, sendo que 15% da mão de obra total é feminina. Ao longo do projeto foram realizadas mais de 354 mil horas de formação profissional. Um dos destaques desse esforço foi a qualificação de trabalhadores nas escolas de soldadura da própria empresa, formando profissionais altamente capacitados para o setor da construção.
A construção do TOBD exigiu soluções de engenharia inovadoras, incluindo uma complexa logística de transporte, pelos oceanos Índico e Atlântico, de 34 vasos de 72 metros de comprimento e oito de diâmetro para armazenamento de GLP, além de uma abordagem diferenciada na sua execução. A decisão de produzir os vasos na China permitiu reduzir em seis meses o prazo de entrega do projeto. Foram realizados estudos do transporte, considerando condições climáticas, picos de ondas durante a rota, planos alternativos e, acima de tudo, estabilidade dos vasos de pressão. Neste processo foram envolvidas empresas de Angola, Brasil, Inglaterra e China.
Segundo o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, Diamantino Azevedo, “o Terminal Oceânico da Barra do Dande é um reservatório de confiança, estabilidade e crescimento para Angola, que permitirá uma capacidade de armazenamento de 582 mil m³ de combustíveis líquidos e gasosos, garantindo uma autonomia de abastecimento de 30 dias de fornecimento para todo o país”.
De acordo com Alex Bastos, Diretor de Contrato da OEC responsável pela obra do TOBD, esta é uma entrega que reafirma o compromisso da Odebrecht Engenharia e Construção com o cliente Sonangol e, de forma mais abrangente, com o desenvolvimento da economia e da infraestrutura angolana, em benefício de sua população. “Nossa atuação ininterrupta de 40 anos no país com tantas entregas de obras de grande porte, como o Terminal da Barra do Dande, traduz de forma incontestável o nosso orgulho em servir a este país que nos acolheu e que nos dá oportunidade de colocar em prática toda a expertise em engenharia adquiridas ao longo dos nossos 80 anos de história. Agradecemos a confiança do nosso cliente, Sonangol, e dos parceiros Dar Al-Handasah, Sonils e Tenenge na realização deste grande projeto”.
Informações sobre o projeto:
- Escavação de uma falésia de 55 metros de altura em apenas 115 dias;
- Construção de um quebra-mar de 1,7 quilómetro, com a instalação de 323 estacas numa operação de alta complexidade;
- Construção e transporte de 34 bullets de GLP, cada um com 72 metros de comprimento (o equivalente a um edifício de 25 andares), 8 metros de diâmetro e 420 toneladas.
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