faixa - nao remover

O PRESIDENTE LULA DEFENDE MARINA SILVA POR IMPEDIR A EXPLORAÇÃO DA MARGEM EQUATORIAL E PÕE DÚVIDA A EXISTÊNCIA DA RIQUEZA QUE HÁ LÁ

marinaO presidente Lula passou pano e defendeu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, da acusação de ser a culpada pela não liberação da licença ambiental para explorar petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas, na Margem Equatorial – região que começa no Amapá e termina no Rio Grande do Norte. E, pior, ainda duvidou que haja petróleo na região: “A Marina não é a responsável. Nós precisamos fazer as coisas com muita clareza, com muito estudo, porque temos que tomar conta do nosso país. Não é a companheira Marina. Nós do governo vamos ter que encontrar uma solução para que a gente explore essa riqueza, se é que ela existe, em benefício do povo brasileiro.” Este comentário sem fundamento foi feito pelo presidente brasileiro em uma entrevista hoje (5) a rádios de Minas Gerais. “Se é que ela existe” significa chamar toda a engenharia geológica e todos os recursos tecnológicos da Petrobrás de “enganadores”. Ao dizer isso, Lula desconfia da veracidade dos estudos do seu próprio governo, que indicam o potencial de bilhões de barris da região, que vão compor as reservas estratégicas da Petrobrás e do Brasil por décadas. Lula alegou que o Ibama faz parte da estrutura do ministério, mas funciona como uma autarquia. No entanto, “há um embate dentro do governo entre a ‘turma da Marina’, formada por ambientalistas, e o Ministério de Minas e Energia e a Petrobrás, que defendem a perfuração de um poço de testes na região”.

A Tamareira só da frutos depois de 80 a 100 anos de ser plantada.

A tamareira só da frutos depois de 80 a 100 anos de ser plantada

Na realidade, Lula apresenta os argumentos repetidos a cada início de ano, afirmando que começou a semeadura e que a colheita será no próximo. O que parece mesmo é que o governo está plantando são pés de tâmaras do Oriente Médio e da África. Cada árvore plantada demora de 80 a 100 anos para dar frutos. O impressionante é que se sabe o que se deve fazer para que a economia volte ao seu lugar, com juros e inflação controlada e os preços equilibrados. Qualquer economista médio pode aconselhar ao presidente: “corte gastos”. Ou não há economista de qualidade no governo, ou, se há, não tem coragem de aconselhar o presidente, ou, se aconselham, o presidente não ouve — e muito menos leva em consideração. Todos sabem que não há hipótese da economia melhorar se isso não for feito. A matemática não aceita milagres. São como os fatos: teimosos. A Petrobrás já cumpriu todas as exigências feitas pelo IBAMA, mas a força das ONGs internacionais junto aos funcionários-ambientalistas está levando vantagem sobre as necessidades do país. E isso é impressionante.

O amapaense Davi Alcolumbre, o novo presidente do senado, usa sua força para pressionar Lula contra Marina Silva

O amapaense Davi Alcolumbre, o novo presidente do Senado, usa sua força para pressionar Lula contra Marina Silva

Uma informação recebida e divulgada pelo Petronotícias dava conta de que o governo só liberaria a exploração da Margem Equatorial após a COP30 e a demissão de Marina Silva. Mas a eleição do amapaense Davi Alcolumbre para o cargo de presidente do Senado aumentou a pressão sobre Lula e Marina, que passam a considerar liberar logo a licença para evitar que a questão seja abordada durante a COP30, em novembro, em Belém, no coração da Amazônia.

Enquanto tudo isso não acontece, como disse ontem o diretor Claudio Schlosser, a Petrobrás segue de olho no mercado internacional, na cotação do dólar e nos efeitos das ações do presidente norte-americano Donald Trump, que ainda não respondeu às bravatas do presidente Lula contra ele.

O Brasil entra no Radar de Trump para impor sanções

O Brasil entra no radar de Trump para impor sanções

Lula, assim como a Colômbia, México e Canadá, ameaçou fazer as mesmas sanções econômicas contra os Estados Unidos, se Trump determinar tais sanções contra o Brasil. Poucos dias depois, os três capitularam. Lula parece querer entrar no saloon para fazer um duelo com Trump, usando na cartucheira uma garrucha velha de dois tiros com munição antiga, enfrentando um adversário com colete à prova de balas, duas armas automáticas e mira a laser, com 15 tiros cada uma. Lula não vai duelar com Trump, como acredita, mas contra os Estados Unidos, a maior economia do mundo. Davi só venceu Golias porque era um homem temente e obediente aos mandamentos de Deus.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of