O REINO UNIDO ENTRA EM NOVA FASE PARA DESMONTAR O SEU PRIMEIRO SUBMARINO NUCLEAR
Enquanto o Brasil ainda está a espera para iniciar a montagem de seu submarino nuclear, a Marinha Britânica dá segue no desmantelamento de seu primeiro submarino nuclear. O trabalho começou na terceira e última fase do projeto para desmantelar o ex-HMS Swiftsure. Como projeto demonstrador do programa ele será o primeiro antigo RN SSN a ser totalmente descartado. O projeto glacial para desmantelar com segurança a crescente frota de barcos desativados, finalmente começou a fazer algum progresso, em Rosyth, Inglaterra, nos últimos anos. Cada submarino passará por um processo de três etapas que envolve a remoção dos Resíduos Radioativos de Baixo Nível (LLW) primeiro. O segundo e mais exigente estágio envolve a remoção do Vaso de Pressão do Reator que contém o núcleo do reator e é classificado como Resíduos Radioativos de Nível Intermediário (ILW). O estágio final é garantir que o submarino esteja completamente livre de radioatividade e material radioativo, bem como remover quaisquer elementos restantes que sejam classificados. Neste ponto, o submarino pode ser cortado e cerca de 90% do material restante, principalmente o aço e outros metais, podem ser reutilizados ou passar por reciclagem convencional. O Swiftsure parece estar um pouco à frente do cronograma inicial, tendo concluído a Fase 1 (dezembro de 2016 – agosto de 2018) e agora a Fase 2.
O descarte do Swiftsure é uma conquista como o primeiro Reator de Água Pressurizada (PWR) em qualquer lugar do mundo a ser desmontado. Outras nações usam um processo muito mais simples e cortam todo o compartimento do reator do submarino e o transportam estruturalmente completo para enterramento em instalações de armazenamento em terra. Os EUA descartaram com sucesso mais de 130 navios e submarinos nucleares desde a década de 1980. Os russos descartaram mais de 190 barcos da era soviética (com alguma assistência internacional) desde a década de 1990, enquanto a França já descartou apenas 3 barcos.
Na semana passada, alguns ex-submarinistas visitaram o barco e uma marca de corte formal foi feita para iniciar da desmontagem do submarino. Além do progresso com o Swifsure, o LLW foi removido com segurança do ex-HMS Resolution, Revenge e Repulse. Conforme a experiência foi adquirida trabalhando em barcos sucessivos, as técnicas foram refinadas e mais resíduos foram gerenciados para descarte final a um custo reduzido. A otimização do processo permitiu que uma tonelagem 50% maior de resíduos fosse removida em 75% do tempo que levou para o Swiftsure. Até agora, o trabalho foi concluído com segurança dentro do orçamento e do prazo. O trabalho ainda não começou no ex-HMS Dreadnought, Churchill e Renown ainda flutuando na bacia em Rosyth. Embora haja progresso positivo em Rosyth, o 14 Dock, em Devonport, ainda não está pronto para aceitar o primeiro barco para começar a desabastecer e desmontar. Agora, há 15 submarinos desativados enchendo as bacias em Plymouth (em breve serão 16 quando o HMS Triumph partir em 2025). O trabalho para se livrar desse legado não pode começar cedo o suficiente. Pelo menos as lições aprendidas em Rosyth devem dar às equipes em Devonport uma vantagem, embora a maioria desses barcos ainda tenha seu combustível nuclear a bordo e terá que passar por um processo de 4 estágios.
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