O REINO UNIDO PREPARA LEGISLAÇÃO PARA A SAÍDA DA EUROTOM DEPOIS DE DEIXAR A COMUNIDADE EUROPEIA
O governo britânico publicou seu projeto de lei para estabelecer um regime nacional de salvaguardas nucleares em preparação para a saída do país da Comunidade Europeia de Energia Atômica (Euratom). O projeto de lei foi apresentado à Câmara dos Comuns que já fez primeira leitura. Este estágio é formal e ocorre sem qualquer debate. Os deputados vão considerar o projeto de lei em segunda leitura na próxima segunda-feira (16). Conforme estabelecido pelo secretário de negócios, Greg Clark, em 14 de setembro, o governo está comprometido com um regime nacional de salvaguardas nucleares que cumprirá as normas existentes da Euratom, superando as exigidas pela comunidade internacional em geral.
O projeto de lei, anunciado pela primeira vez na Discurso da Rainha em 21 de junho, reforçará os papéis e as responsabilidades do Escritório de Regulação Nuclear, uma vez que o Reino Unido deixa a Euratom. O governo disse que o Reino Unido continuará sendo um membro da Agência Internacional de Energia Atômica e está em curso um novo acordo com os partidos internacionais para garantir que continue cumprindo os padrões internacionais relevantes.
O Ministro da Energia, Richard Harrington(foto) , disse que os “altos padrões equivalentes da Euratom devem ser mantidos. UÊNCIA DA A Lei de Salvaguardas Nucleares ajudará a garantir o futuro da indústria nuclear do Reino Unido e altos padrões de segurança nuclear e salvaguardas, uma vez que saímos da Euratom. Estamos apresentando as primeiras novas usinas nucleares do Reino Unido em uma geração e é, em nosso benefício mútuo, manter a relação de trabalho bem sucedida que temos agora com a Europa e o resto do mundo, em questões nucleares. É isso que vamos fazer procurando garantir negociações com os nossos parceiros. As salvaguardas nucleares são processos que permitem aos países mostrar à comunidade internacional que o material nuclear civil é usado para fins pacíficos “.
Deixe seu comentário