O REINO UNIDO USARÁ OS RECURSOS DA ENERGIA NUCLEAR PARA DAR UM PASSO A FRENTE NA CONQUISTA DO ESPAÇO
A Terra não parece ser mesmo o limite para o uso da energia nuclear. O universo parece ser. Veja este mais novo exemplo de projeto que começa a sair do papel e ir para as mãos dos engenheiros criarem e superarem mais esse enorme desafio. A Rolls-Royce garantiu um financiamento adicional de US$ 6,2 milhões da Agência Espacial do Reino Unido para promover o desenvolvimento e a demonstração de tecnologias-chave em seu microrreator nuclear espacial. É o mais recente dos 20 projetos espaciais ingleses que receberam financiamento totalizando 33 milhões de dólares no âmbito do Programa Nacional de Inovação Espacial (NSIP), desenhado para investir em tecnologias de alto potencial, impulsionar a inovação e desbloquear o crescimento em todo o Reino Unido. Nos próximos 18 meses, em colaboração com parceiros acadêmicos da Universidade de Oxford e da Universidade de Bangor, a Rolls-Royce desenvolverá todo o projeto do sistema de microrreator, com capacidades especiais e tecnologias-chave.
“O programa ajudará a desbloquear a participação do Reino Unido nos mercados de energia nuclear espacial em desenvolvimento e demonstrará claramente a capacidade e prontidão do Reino Unido para avançar em direção a um projeto detalhado”, disse o diretor de Novel Nuclear & Special Projects na Rolls-Royce, Jake Thompson (foto à direita). Uma demonstração de voo inicial é antecipada para o final desta década. “Estamos muito felizes em ganhar este prêmio do National Space Innovation Programme e em continuar nossa colaboração com a UK Space Agency. Este financiamento é um ponto crucial em nosso programa de microrreatores e acelerará nossa progressão tecnológica, nos deixando um passo mais perto de impulsionar esforços humanos inspiradores no espaço. O futuro da exploração espacial depende muito da capacidade de gerar altos níveis de energia consistente e nosso microrreator nuclear é a solução que oferecerá energia segura, confiável e flexível para uma ampla gama de missões espaciais”, acrescentou.
O CEO da Agência Espacial do Reino Unido, Paul Bate (foto à esquerda), acrescentou que “O Programa Nacional de Inovação Espacial ajudará a impulsionar o crescimento, criar empregos de alta qualidade, proteger nosso planeta e preservar o ambiente espacial para as gerações futuras. Novos projetos como este, liderados pela Rolls-Royce, vão ao cerne do que queremos alcançar como uma agência espacial nacional que apoia a inovação de ponta, espalha oportunidades pelo Reino Unido e entrega os benefícios do espaço de volta aos cidadãos na Terra.” O Programa Nacional de Inovação Espacial da Rolls-Royce terá um custo total de projeto de US$ 12 milhões e visa progredir no nível geral de prontidão tecnológica do microrreator, o que deixará o reator mais próximo de uma demonstração de voo espacial do sistema completo. Este último investimento segue o anúncio do incentivo financeiro concedidos à Rolls-Royce pela Agência Espacial do Reino Unido, sob a Fase 2 do Fundo Bilateral Internacional.
Deixe seu comentário