O USO RACIONAL E O FUTURO DA ÁGUA SERÁ TEMA DE DEBATE NA FIRJAN AMANHÃ E QUARTA-FEIRA
“O futuro da água e da energia nas cidades sustentáveis”: esse será o principal tema da 8ª edição da Conferência Cidades Verdes, amanhã (17) e quarta-feira (18) no Rio de Janeiro. O encontro é realizado pelo Instituto Onda Azul, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na gestão de projetos socioambientais, em parceria com a Firjan. O evento, que acontece desde 2011, espera atrair cerca de 300 pessoas para acompanharem oito painéis no Centro de Convenções da Firjan, no Centro do Rio. As apresentações de especialistas e representantes de empresas e de governos começam às 8h30 e vão até 17h30. Haverá transmissão ao vivo pelas mídias sociais do Instituto Onda Azul e seus parceiros. A 8ª Conferência Cidades Verdes pretende alinhar os eixos do desenvolvimento sustentável nas metrópoles às práticas ESG, envolvendo poder público, iniciativa privada, academia, mídia, parlamento e sociedade civil. De olho no impacto das mudanças climáticas nas cidades e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 e 7, especialistas renomados irão debater os objetivos, as metas, os desafios e as oportunidades da Agenda 2030, o plano de ação assinado pelos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas.
A Eletronuclear é uma das patrocinadoras do evento e também participa do encontro, que é gratuito e deve atrair cerca de 300 pessoas. Pelo menos é o que os organizadores estão prevendo. O presidente da Eletronuclear, Eduardo Grand Court, participa da abertura do segundo dia de evento. Já o engenheiro da companhia Nelri Ferreira integra a mesa redonda “Hidrogênio verde: podemos esperar uma revolução?”.
Para André Esteves (foto principal), diretor-executivo do Instituto Onda Azul, a conferência Cidades Verdes pretende ser um catalisador de transformações. “A cada edição, o evento é um espaço onde especialistas e representantes importantes do setor convergem, debatem e planejam as cidades do amanhã. Com isso, a expectativa é que as ideias se transformem em ações para que, juntos, sejamos capazes de construir um futuro mais verde e sustentável”, declarou. No primeiro dia, o debate irá se concentrar no tema “O Futuro da Água”. Os painéis irão abordar a universalização do acesso à água, gestão integrada de recursos hídricos e os impactos das mudanças climáticas no uso desse recurso vital. No dia seguinte, a pauta será “Energia e Mobilidade”, com destaque para a revolução do hidrogênio verde e a mudança nos transportes públicos para reduzir emissões de carbono. Entre os palestrantes estão Jorge Peron Mendes (foto à direita), gerente de Sustentabilidade da Firjan; Larissa Costa, assessora especial de Cidades Resilientes na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Luciano Paez, secretário municipal do Clima de Niterói, e Aguinaldo Ballon, presidente da Cedae.
Deixe seu comentário