O VICE-ALMIRANTE NORIAKI WADA ASSUME A DIREÇÃO DO CENTRO TECNOLÓGICO DA MARINHA EM SÃO PAULO
Com a presença do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, assumiu a direção do Centro Tecnológico da Marinha, o Vice-Almirante Noriaki Wada, que trabalhava em Brasília. Ele substitui o Vice-Almirante Sidney dos Santos Neves, que ocupava a função. Criado em 1986 e localizado na cidade de Iperó, em São Paulo, o CTMSP é responsável pelo desenvolvimento do Programa Nuclear da Marinha do Brasil. A iniciativa visa à capacitação da Força Naval no domínio dos processos tecnológicos, industriais e operacionais de instalações nucleares aplicáveis à propulsão naval no deslocamento de embarcações. É lá também que está sendo desenvolvido o Reator Multipropósito para a produção de fármacos.
O Programa é composto por três segmentos complementares:
1-O Projeto do Ciclo do Combustível, que visa ao domínio a produção do combustível nuclear nas fases necessárias para atender o abastecimento dos reatores de interesse da Marinha;
2-o Projeto do Laboratório de Geração de Energia Núcleoelétrica, que objetiva capacitar a Força Naval para projetar, implantar, comissionar, operar e manter instalações nucleares aplicáveis à propulsão naval;
3- O Projeto de Infraestrutura, que tem a função de prover as condições necessárias para o desenvolvimento dos projetos anteriores, tais como: água, energia, captação e tratamento de esgoto e efluentes industriais, comunicações, sistemas viários, sistemas de segurança e prédios das unidades de apoio.
Com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o CTMSP desenvolve também motores de ímãs permanentes para propulsão naval e o projeto para a fabricação de fibra de carbono. Além disso, o CTMSP atua na pesquisa para desenvolvimento de sistemas térmicos, químicos e eletromecânicos; de sistemas químicos; e de projetos para fabricação e teste de componentes.
O Presidente da ABDAN, Celso Cunha, também esteve presente na cerimônia de posse do Vice-Almirante Noriaki e falou sobre isso: “ O Almirante é um profundo conhecedor do setor nuclear do Brasil e a sua indicação para assumir o CTMSP é muito importante. Com certeza trará grande contribuição apara acelerar o programa nuclear brasileiro. O setor nuclear no país tem tido boas notícias ultimamente e isso nos anima ainda mais a continuar lutando pelo seu desenvolvimento.”
Deixe seu comentário