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O VOLUME DE ASFALTO USADO NO BRASIL EM 2024 CRESCEU 10,28%, MAS O PAÍS TEM APENAS 13% DE ESTRADAS PAVIMENTADAS

fabiaO mercado de distribuição de asfalto no Brasil fechou o ano de 2024 com um volume total de 3,17 milhões de toneladas, um aumento de 10,28% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Para o diretor da Stratura, Fabiano Bueno, o crescimento refletiu os investimentos feitos pelo Ministério dos Transportes na modernização e expansão de rodovias, assim como na extensão nos contratos de concessões. “Estamos otimistas com o crescimento do setor e com as previsões de novos investimentos na malha rodoviária. O Brasil carece de pavimentação.” Segundo dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Brasil conta com 1,7 milhão de quilômetros de estradas, porém, apenas 13% (ou 221.820 quilômetros) estão pavimentados. O restante – 87% das rodovias – não contam com qualquer tipo de pavimentação.

A realidade brasileira que há anos tropeça em ineficiência

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Para 2025, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) prevê a liberação de R$ 30 bilhões para financiar concessões rodoviárias. A estratégia visa equilibrar o papel do estado como gestor da malha rodoviária, transferindo ao setor privado recursos para melhorar, expandir e modernizar as estradas. A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) vai mais além e prevê um investimento de R$ 150 bilhões até 2030. No ano passado, a entidade registrou um recorde de investimento, com R$ 20 bilhões aplicados em infraestrutura rodoviária. Para os próximos cinco anos, a projeção é de R$ 30 bilhões anuais.

Acompanhando o crescimento registrado pela ANP, a Stratura obteve um aumento de 18,67% no volume de vendas em relação ao período anterior. No total, a empresa vendeu 321 mil toneladas de produtos asfálticos em 2024. “A empresa vem apresentando um crescimento sustentável, aumentando sua fatia de mercado ano a ano. O resultado se deve aos investimentos que vêm sendo feitos nos últimos três anos, com destaque para a aquisição de nossa própria frota de caminhões, o que tornou nossa logística muito mais eficiente em todas as regiões do Brasil“, disse Bueno.

Outra dura realidade brasileira que precisa melhorar

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Em 2022, a Stratura foi adquirida pelo Grupo Fiord Capital, que vem promovendo mudanças operacionais e administrativas na companhia. Nos planos da Stratura para 2025 estão o aumento da frota com a aquisição de novos veículos, e a expansão para o Centro-Oeste e Sul do país. Atualmente, a companhia detém contratos com as maiores concessionárias do país. Ela é a fornecedora exclusiva para as rodovias Via Oeste e Rodoanel, além de deter 60% dos contratos da Autoban e 80% na SPVIAS, todas sob concessão do Grupo CCR. Os contratos estão vigentes até 2026.

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