GOVERNO AMERICANO AUTORIZA SHELL A EXPLORAR PETRÓLEO NO ÁRTICO
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (foto), autorizou a petrolífera Shell a perfurar novos poços de exploração de petróleo e gás no Oceano Ártico, apesar do posicionamento contrário por parte de grupos ambientalistas. O comunicado ressalta condições exigidas para a proteção do ecossistema e dos habitantes da região.
O grupo anglo-holandês recebeu a autorização do departamento do Interior norte-americano, também responsável pela área de meio ambiente. O porta-voz da petrolífera, Curtis Smith, ressaltou a necessidade das autorizações serem concedidas a tempo das operações se iniciarem ainda neste verão, sendo que a empresa planeja investir US$ 1 bilhão na exploração no Ártico ainda em 2015, somando o montante aos US$ 6 bilhões que a companhia já vinha investindo no Alasca nos últimos oito anos.
O projeto recebeu forte oposição de associações de defesa do meio ambiente, como a ONG Oceana. “A Shell não demonstrou que está pronta para operar de forma responsável no Oceano Ártico e nem a empresa nem o nosso governo quer avaliar de forma justa os riscos”, queixou-se Susan Murray, vice-presidente da organização.
A diretora-geral da agência federal responsável pela gestão dos oceanos (Boem), Abigail Hopper, disse em comunicado que será garantido um “elevado nível de exigêcia” para proteger o ecossistema do Alasca e as tradições culturais dos povos nativos.
Deixe seu comentário