OBRAS DA NOVA USINA TERMELÉTRICA EM MACAÉ DEVEM COMEÇAR NO FINAL DE MAIO
O Projeto da Usina Usina Termelétrica que atenderá a demanda industrial e garantirá escoamento de gás natural Vale Azul II, desenvolvido pelo Grupo EBTE Engenharia, em Macaé, começa a ganhar corpo. O inicio de sua construção está prevista para começar ano primeiro semestre do próximo ano, provavelmente em maio. Com investimento estimado em mais de R$ 1 bilhão a nona usina usará tecnologia de ponta a nível mundial. O projeto será executado pelo grupo Mitsubishi e terá capacidade de gerar 466,3 MW. Depois de vencer leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), garantindo a produção de energia para alimentar o novo ciclo de desenvolvimento da cidade, a Vale Azul II também cumpre todas as etapas de licenciamento, o que já permite a realização das obras. Primeiro projeto a ser implementado no CLIMA (Complexo Logístico e Industrial de Macaé), a Usina Termelétrica produzirá energia através do gás natural que será fornecido pelo Terminal Cabiúnas.
Com a operação da Vale Azul II, Cabiúnas poderá aumentar a capacidade de processamento de gás, influenciando diretamente nas operações de produção nas Bacias de Campos e de Santos, amenizando um dos principais gargalos das atividades offshore no país. Neste ano, o Ministério de Minas e Energia confirmou a inclusão do projeto no sistema de operação como produtor independente de energia. A Vale Azul II também foi aprovada pelo Ministério como projeto prioritário e enquadrada junto ao Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi), consolidando os investimentos para a construção e operação da unidade. A previsão é que o período para execução das obras comece final de maio, concluindo em 2021.

publicada em 27 de dezembro de 2018 às 16:00 





Macae poderá ser a pioneira em ter a 1ª Usina Termo a usar os novos filtros industriais modelo PE-CS/DSI. Esse modelo de Precipitador Eletrostático permite a retenção de 99,9% do Material Particulado produzido no processo e de 100% dos Gases Poluentes também resultantes do processo. Essa tecnologia já está sendo instalada no PE-04 da Usina 08 da Vale SA em Vitória/ES. Entretanto, devido à lentidão da VALE, bem como por opção do proprietário, a Patente está sendo vendida para o Oriente Medio, Como sempre o desapoio no Brasil está fazendo com que mais uma Inovação Tecnologica deixe de ser Brasileira.… Leia mais »
Entendo que Macaé vai necessitar de gás proveniente da bacia de Santos! Entendo que o processos de produção de petróleo já está em declínio em Macaé,e em seu estágio final! Entendo que nem o gás necessário as novas termoelétricas existe na antiga bacia de Campos! Acredito que a alternativa do gás da bacia de Santos, aproveitando o gasoduto existente é uma alternativa inteligente para atenuar o declínio da receita, em Macae, com o final da produção na antiga bacia de Camoos. Acredito que a população de Macaé necessita ter a real situação, posição, de receita para os próximos 10 (dez)… Leia mais »
Mesmo estando em Inglês, a Prefeitura e Macaé, se pensar no bem dos seus moradores, deveria considerar a informação abaixo: TOPIC: How to reduce Industrial Air Pollution. There are several equipments used to filter and retain PM – Particulate Material and/or Gases generated by industries that use iron ore, coal, oil, gas, waste and others feedstock in their industrial processes. With the combined use of 2 of the equipments mentioned below, now there is solution to eliminate much of this pollution. A) ESP: Electrostatic Precipitator. B) ESP-SS: Electrostatic Precipitator with Selective Switching. C) ACI: Activated Carbon Injection or DSI: Dry… Leia mais »
Caros, de extrema importância a utilização de filtro com tecnologia e patente nacionais. Espero que passe a ser utilizada em outras usinas em breve. Parabéns aos envolvidos.