OBRAS DA NOVA USINA TERMELÉTRICA EM MACAÉ DEVEM COMEÇAR NO FINAL DE MAIO
O Projeto da Usina Usina Termelétrica que atenderá a demanda industrial e garantirá escoamento de gás natural Vale Azul II, desenvolvido pelo Grupo EBTE Engenharia, em Macaé, começa a ganhar corpo. O inicio de sua construção está prevista para começar ano primeiro semestre do próximo ano, provavelmente em maio. Com investimento estimado em mais de R$ 1 bilhão a nona usina usará tecnologia de ponta a nível mundial. O projeto será executado pelo grupo Mitsubishi e terá capacidade de gerar 466,3 MW. Depois de vencer leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), garantindo a produção de energia para alimentar o novo ciclo de desenvolvimento da cidade, a Vale Azul II também cumpre todas as etapas de licenciamento, o que já permite a realização das obras. Primeiro projeto a ser implementado no CLIMA (Complexo Logístico e Industrial de Macaé), a Usina Termelétrica produzirá energia através do gás natural que será fornecido pelo Terminal Cabiúnas.
Com a operação da Vale Azul II, Cabiúnas poderá aumentar a capacidade de processamento de gás, influenciando diretamente nas operações de produção nas Bacias de Campos e de Santos, amenizando um dos principais gargalos das atividades offshore no país. Neste ano, o Ministério de Minas e Energia confirmou a inclusão do projeto no sistema de operação como produtor independente de energia. A Vale Azul II também foi aprovada pelo Ministério como projeto prioritário e enquadrada junto ao Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi), consolidando os investimentos para a construção e operação da unidade. A previsão é que o período para execução das obras comece final de maio, concluindo em 2021.
Macae poderá ser a pioneira em ter a 1ª Usina Termo a usar os novos filtros industriais modelo PE-CS/DSI.
Esse modelo de Precipitador Eletrostático permite a retenção de 99,9% do Material Particulado produzido no processo e de 100% dos Gases Poluentes também resultantes do processo.
Essa tecnologia já está sendo instalada no PE-04 da Usina 08 da Vale SA em Vitória/ES.
Entretanto, devido à lentidão da VALE, bem como por opção do proprietário, a Patente está sendo vendida para o Oriente Medio,
Como sempre o desapoio no Brasil está fazendo com que mais uma Inovação Tecnologica deixe de ser Brasileira.
27 999820767
Entendo que Macaé vai necessitar de gás proveniente da bacia de Santos! Entendo que o processos de produção de petróleo já está em declínio em Macaé,e em seu estágio final! Entendo que nem o gás necessário as novas termoelétricas existe na antiga bacia de Campos!
Acredito que a alternativa do gás da bacia de Santos, aproveitando o gasoduto existente é uma alternativa inteligente para atenuar o declínio da receita, em Macae, com o final da produção na antiga bacia de Camoos.
Acredito que a população de Macaé necessita ter a real situação, posição, de receita para os próximos 10 (dez) anos!
Mesmo estando em Inglês, a Prefeitura e Macaé, se pensar no bem dos seus moradores, deveria considerar a informação abaixo: TOPIC: How to reduce Industrial Air Pollution. There are several equipments used to filter and retain PM – Particulate Material and/or Gases generated by industries that use iron ore, coal, oil, gas, waste and others feedstock in their industrial processes. With the combined use of 2 of the equipments mentioned below, now there is solution to eliminate much of this pollution. A) ESP: Electrostatic Precipitator. B) ESP-SS: Electrostatic Precipitator with Selective Switching. C) ACI: Activated Carbon Injection or DSI: Dry… Read more »
Caros, de extrema importância a utilização de filtro com tecnologia e patente nacionais. Espero que passe a ser utilizada em outras usinas em breve. Parabéns aos envolvidos.