OBRAS DE MODERNIZAÇÃO NO TERMINAL SALINEIRO AREIA BRANCA TERMINAM EM SETEMBRO COM A SUPERVISÃO DO BUREAU VERITAS
O Consórcio Intersal, liderado pela Intermarítima Portos e Logística, com participação da Navenor Serviços Marítimos, vencedor do leilão realizado pelo Governo Federal em 2021, está fazendo novos avanços em sua participação na modernização do Terminal Salineiro de Areia Branca (Tersab), no Rio Grande do Norte. Atualmente, o Grupo é responsável pelo monitoramento das atividades na instalação offshore, que movimenta cerca de 35% da produção nacional de sal marinho. As obras de melhoria fazem parte das obrigações do arrendamento e são realizadas pela Companhia Docas do Estado do Rio Grande do Norte (Codern), que investiu R$ 65 milhões. Já o Consórcio Intersal deve assumir as operações em julho deste ano. O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), participa desta modernização. “Atuamos no setor marítimo há quase 200 anos e essa expertise é fundamental para garantir a segurança e a qualidade das operações em instalações offshore. Com a modernização do terminal salineiro, contribuímos para a economia local e nacional, aumentando a capacidade produtiva e a visibilidade no mercado global”, disse Rafael Perez, diretor de Construção e Infraestrutura do Bureau Veritas.
Ricardo Oliva, representante do Consórcio Intersal, disse que “o Rio Grande do Norte é responsável por praticamente toda a produção de sal do país e agora contamos com a experiência e comprovada capacidade técnica internacional do Bureau Veritas para iniciarmos as operações até julho deste ano e contribuirmos imediatamente com o setor, aumentando os embarques de sal a granel pelo Porto-Ilha”. O Bureau Veritas participa no monitoramento de todas as obras de modernização do Tersab, executadas pela Codern. A obra está recuperando as estruturas metálicas do cais de barcaça, o sistema de defensas (Dolfins), da ponte transportadora e da torre de transferência, além da instalação de nova usina de dessalinização. Os alojamentos, oficinas, unidade termoelétrica e prédio administrativo também estão sendo reformados para garantir maior conforto e segurança para os colaboradores. Está sendo feita ainda a revitalização do Sistema de Proteção Catódica, para um melhor controle da corrosão das superfícies metálicas em todo o terminal. As obras tiveram início no segundo semestre de 2021 com conclusão prevista para setembro deste ano.
Para o Diretor Presidente da Codern, Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida, além dos desafios das obras offshore, tivemos que nos planejar para executarmos as intervenções sem atrapalhar o fluxo de embarques de sal. “Temos tido êxito e já embarcamos, até o final de abril, mais de 600 mil toneladas em 2022, atendendo a todos os produtores. É muito interessante e importante contarmos com a participação do Bureau Veritas que certamente facilitará a transição das operações para o Consórcio Intersal”, declarou.
As obras em andamento fazem parte das obrigações do contrato de arrendamento. Além dos investimentos feitos pela Companhia Docas, o Consórcio Intersal deve investir cerca de R$ 165 milhões nos próximos 25 anos para ampliar a capacidade de armazenamento e escoamento do sal marinho produzido no estado. O Terminal Salineiro de Areia Branca foi inaugurado em março de 1974 e fica a cerca de 330 km de Natal. O sal movimentado no Tersab é consumido nacionalmente, por indústrias de cloro e soda, papel e celulose, alimentação animal, consumo humano, entre outras, além de ser exportado para os Estados Unidos, Canadá e países do continente africano.
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