faixa - nao remover

OBRAS DO PAC NO PORTO DE SANTOS ESTÃO SENDO AVALIADAS POR COMISSÃO TÉCNICA

Técnicos dos Ministérios do Planejamento, Fazenda e Casa Civil, estão, neste momento, monitorando as obras no Porto de Santos, em São Paulo. A iniciativa é parte do PAC-2 que irá investir R$ 1,2 bilhão no porto paulista até 2014. Representantes da Secretaria de Portos e Companhia Docas do Estado também monitoram o local desde ontem. O porto terá várias vias realinhadas e um cais novo.

A reunião acontece para uma avaliação do ritmo de obras iniciadas no PAC-2. O monitoramento é dividido em 16 salas de situação. O programa inclui novidades para o Porto de Santos como a implantação dos trechos da Avenida Perimetral da Margem Direita e a passagem subterrânea na região do Valongo. As mudanças na Perimetral, no município de Guarujá, darão maior fluidez aos veículos de carga em trânsito pela região do porto. Novos circuitos de acesso e saída serão implantados.

O programa prevê atender a demanda da Copa de 2014, principalmente, com a construção do cais de Outeirinhos. O cais será capaz de receber seis navios de passageiros disponibilizando 15,4 mil leitos de alta qualidade. Localizado entre os armazéns 23 e 29, o cais promete agregar a maior estrutura de atendimento à demanda por leitos na região durante a  próxima Copa Mundial. O fluxo de obras do programa tem sido positivo. Em Santos, 5,5 quilômetros de via expressa na margem direita já foram entregues. A via conta com pista dupla e três faixas de tráfego em cada sentido. Viadutos erguidos em pontos estratégicos eliminam congestionamentos na área portuária. Com a entrega de algumas das etapas da Avenida Perimetral, o sistema viário já atende com eficiência o fluxo de veículos de carga e urbano.

Quanto a infraestrutura aquaviária, uma dragagem de aprofundamento para 15 metros e alargamento para 220 metros está sendo finalizada. Com isso, o porto  ampliará em até 30% sua capacidade de movimentação, possibilitando a navegação simultânea nos dois sentidos de direção e condições de receber navios que carregam até 9 mil contêiners.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of