OCEAN WINDS FECHA ACORDO COM A ELETROBRAS PARA AVALIAR PROJETOS DE EÓLICAS OFFSHORE NO BRASIL
A Ocean Winds (OW) firmou uma parceria estratégica com a Eletrobras nesta terça-feira (22), em São Paulo, durante o evento Brazil Wind Power. O acordo visa combinar as experiências das duas companhias e explorar oportunidades de energia eólica offshore no país. A cerimônia de assinatura contou com o Diretor de M&A e Desenvolvimento de Negócios da Eletrobras, Leonardo Soares Walter, e do diretor de desenvolvimento de negócios da Ocean Winds, Rafael Munilla.
Criada em 2020 como uma joint-venture 50-50 pela EDP Renováveis (EDPR) e ENGIE, a OW busca avançar em projetos de energia eólica offshore no Brasil, alinhando-se com os objetivos de crescimento econômico e promoção de fontes renováveis. A parceria une a experiência da Ocean Winds em todas as etapas de projetos de eólica offshore, desde a concepção até a operação, com a expertise da Eletrobras, maior empresa de geração e transmissão de energia da América Latina.
O Brasil, com seu vasto potencial para atender à crescente demanda por energia renovável, é uma prioridade estratégica para a OW, que busca promover o desenvolvimento sustentável, gerar oportunidades para a cadeia de suprimentos e contribuir para o crescimento econômico do país. “Esperamos construir uma relação de longo prazo com a Eletrobras para ajudar o Brasil a aproveitar seus recursos naturais de vento para um futuro energético sustentável, promovendo também a criação de empregos locais e o desenvolvimento das comunidades”, disse Rafael Munilla.
Já Leonardo Soares Walter destacou que “o acordo firmado com a Ocean Winds permite o desenvolvimento de uma cooperação estratégica, que vai contribuir para que as fontes geradoras no Brasil e do mundo sejam cada vez mais limpas e renováveis, garantindo a descarbonização da economia com segurança energética”.
A Ocean Winds dispõe de um portfólio substancial de projetos totalizando 18,5 GW em oito países. No Brasil, a empresa já cadastrou no IBAMA um conjunto de projetos que somam 15 GW de potência, localizados nos estados do Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Deixe seu comentário