OCYAN, BRASFELS E MAGMA CRIAM UMA PARCERIA PARA LANÇAR UM SISTEMA DE RISERS REVOLUCIONÁRIO | Petronotícias




faixa - nao remover

OCYAN, BRASFELS E MAGMA CRIAM UMA PARCERIA PARA LANÇAR UM SISTEMA DE RISERS REVOLUCIONÁRIO

333A Ocyan avança na busca por verificação independente para o CompRiser, um sistema de torre de risers híbridos, lançado no ano passado em parceria com a Magma e a BrasFELS. As empresas contrataram a certificadora DNV GL para realizar este trabalho, que teve início em fevereiro. A verificação da DNV GL, se confirmada, será  uma espéciede  chancela independente para  atestar a robustez da solução do CompRiser. Em paralelo, a Magma também está em processo de qualificação do duto de compósito m-pipe pela Petrobrás. Leandro Brusque(foto a direita), gerente de suprimentos da Ocyan, disse que  “A DNV GL possui uma norma para o duto de compósito, mas a verificação independente que buscamos é específica para o CompRiser.”

O trabalho é dividido em duas fases e deverá ser finalizado ainda no primeiro semestre. A primeira etapa envolve a análise de todo o design, incluindo a engenharia do Leandro-Brusque-LIprojeto propriamente dito, documentação, processos e material. A segunda é voltada para FMECA (Failure Mode and Effect Cause Analysis)  que é uma forma de documentar organizada e sistêmicamente os modos de falha e seus efeitos e criticalidade, priorizando o funcionamento  e a segurança do sistema. Tony Duncan, Vice-Presidente Executivo da Magma, disse que  “A Magma segue desenvolvendo seu programa de qualificação para os campos do pré-sal no Brasil e vemos a chancela da DNV GL ao CompRiser como um grande marco para o uso futuro de nossa tecnologia no Brasil e em outros campos em águas profundas”.

“Estamos felizes em fazer parte deste emocionante projeto. A DNV GL possui grande expertise em TCP e sistemas submarinos para aplicações em águas profundas, e a combinação dessa expertise com nossa qualificação tecnológica e verificação independente contribuirá positivamente para a confiabilidade desse promissor desenvolvimento que é o CompRiser”, afirmou Barbara Matos, Chefe de Seção da DNV GL Rio.

1O CompRiser é um sistema de torre de risers híbridos criado em parceria com a Magma Global para uso na indústria de exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. O duto de composição termoplástica (TCP – Thermoplastic Composite Pipe) usado no CompRiser será o m-pipe, fabricado pela Magma. O TCP traz alta resistência à corrosão (por exemplo CO2 e H2S), de grande valor para os sistemas submarinos para as áreas do pré-sal, significativa redução de peso e a possibilidade de suportar alta temperatura e pressão. Sua flexibilidade mecânica permite o projeto de um novo conceito para a terminação inferior  que permite ao riser ser conectado diretamente ao flowline – tanto rígido quanto flexível.

Seu método de fabricação compacto e modular possibilita alto conteúdo local. Adicionalmente o duto é entregue em bobinas e não requer solda, o que simplifica a montagem do bundle, que pode ser realizada em menos de 30 dias. A instalação offshore leva outros 20 dias, sem a necessidade de embarcações especiais e pouca exposição a condições de mau tempo. Como uma solução desacoplada, o produto utiliza menos de 20% da carga aplicada pelas outras soluções nas unidades de produção. O resultado desta diferença pode ultrapassar 9.000 toneladas-força por FPSO, condicionado à quantidade de risers do projeto. A redução de peso e carga na operação dos FPSOs é uma demanda constante dos operadores.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

A OCYAN, BRASFELS E MAGMA acabam de criar uma parceria para lançar um sistema de Risers revolucionário denominado “CompRiser” que se transformará em breve na solução definitiva para os colapsos prematuros dos Risers do pre-sal brasileiro, que tanto prejuízo causou a Petrobras por conta de contratos mal elaborado que celebraram. O duto de composição termoplástica (TCP – Thermoplastic Composite Pipe) a ser usado no CompRiser será o m-pipe®, fabricado pela Magma. O TCP traz alta resistência à corrosão (por exemplo CO2 e H2S), significativa redução de peso e a possibilidade de suportar alta temperatura e pressão. Sua flexibilidade mecânica permite… Read more »

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA