faixa - nao remover

ODEBRECHT DEVE CONSTRUIR COMPLEXO PARA GÁS DE XISTO NOS EUA

A Odebrecht Ambiental, do grupo Odebrecht, estuda implantar um complexo petroquímico para gás de xisto no estado de West Virginia, EUA. O projeto compreenderia uma central petroquímica para obtenção de etano integrada à produção de polietileno, e deve ser operado pela Braskem, controlada pela mesma Odebrecht.

Mas a Braskem, endividada em R$ 14,6 bulhões (setembro) e envolvida no complexo petroquíco no México e no Comperj, não deve fazer investimentos, já que o financiamento e as obras do projeto caberão à Odebrecht Ambiental.

Segundo Fernando Musa (foto), vice-presidente de negócios nos Estados Unidos e Europa da Braskem, a empresa quer reforçar sua participação no mercado americano. Hoje empresa produz polipropileno nos EUA, e tem capacidade instalada de 1,5 milhão de toneladas por ano, em cinco fábricas.

De acordo com Musa, a conclusão dos estudos ainda não tem prazo. Já a produção de polietileno no complexo pode ficar entre 1 milhão e 1,5 milhão de toneladas anuais, semelhante ao projeto da Braskem no México, em parceria com a Idesa, de mais de US$ 3 bilhões, e de outros projetos baseados em gás de xisto.

Um bom atrativo é a oferta de matéria prima. Em West Virginia, há mais de 30 possíveis fornecedores.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of